Whatsapp

O que é apendicite?

O que é?

PUBLICIDADE

Apendicite é uma inflamação que atinge o apêndice, uma estrutura do sistema digestório localizada na primeira porção do intestino grosso. Geralmente, a apendicite é provocada por uma obstrução que ocorre como resultado do acúmulo de fezes. Um dos sintomas principais da apendicite é a dor localizada no lado direito do abdome.

O tratamento da apendicite consiste na retirada do apêndice. A apendicite pode acometer qualquer pessoa, entretanto, é mais comum em adolescentes e adultos jovens. Raramente a apendicite é observada em crianças com idade inferior a cinco anos e pessoas com idade superior a 50 anos.

Leia mais: Colostomia – exteriorização no abdome de parte do intestino grosso

O que é o apêndice?

Para compreender melhor o que é apendicite, devemos saber do que se trata o apêndice. O apêndice é uma estrutura que se projeta do ceco e possui o formato de um dedo de luva. Possui de cinco a 10 cm de comprimento, porém pode atingir até 30 cm em algumas pessoas. A função desse órgão permanece um tanto obscura, sendo tratado por muito autores como um órgão atrofiado. Alguns autores, no entanto, relacionam o apêndice com a modulação do sistema imunológico.

Leia mais: Órgãos do corpo humano – quais são e suas funções

O que é apendicite?

Apendicite é uma inflamação que atinge o apêndice.
Apendicite é uma inflamação que atinge o apêndice.

A apendicite é uma inflamação que atinge o apêndice como consequência de uma obstrução da estrutura. A obstrução promove um aumento de secreção, distensão da parede da estrutura e elevação da pressão intraluminal (dentro da estrutura). Além disso, o retorno venoso fica comprometido, o que favorece isquemia (falta de fornecimento sanguíneo) e proliferação de bactérias. Posteriormente, surgem ulcerações na mucosa, trombose arterial, gangrena e a ruptura da parede, sendo essa situação extremamente preocupante. Caso queira saber mais sobre essa condição, leia: Apendicite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que causa apendicite?

A apendicite é uma doença que ocorre como resultado da obstrução do apêndice. Na maioria das vezes, essa obstrução é provocada por fezes endurecidas ou hiperplasia linfoide. Além disso, outras causas de obstrução são a presença de parasitas, tumores ou corpos estranhos.

Leia também: Tumor é câncer?

Quais os sintomas de apendicite?

Sem dúvidas, o sintoma mais marcante da apendicite é a dor no lado inferior direito do abdome. Os pacientes relatam que a dor é fraca, a princípio, e vai aumentando de intensidade até tornar-se insuportável. Ela se caracteriza por ser localizada e contínua. O paciente com apendicite pode apresentar, ainda, enjoo, vômito, diarreia, constipação, flatulência, indigestão, perda de apetite, calafrios e febre. O mal-estar geral associado com os sintomas descritos pode fazer com que a apendicite seja confundida, por exemplo, como uma intoxicação alimentar.

É importante deixar claro a importância de procurar-se ajuda médica assim que os sintomas começarem, de modo que o tratamento ocorra antes do rompimento do apêndice. Essa situação, conhecida como apendicite supurada, pode levar o paciente à morte em decorrência, por exemplo,  de infecção generalizada. Vale salientar que não há um tempo exato entre o início dos sintomas e a perfuração do apêndice, entretanto, na maioria dos casos, a perfuração ocorre em cerca de 70 horas.

Acesse também: O que é sepse, a antiga infecção generalizada

Como é o diagnóstico da apendicite?

A apendicite pode ser diagnosticada analisando-se os sinais e sintomas do paciente. O hemograma é também um importante exame na investigação da doença, uma vez que, por meio dele, pode-se observar um aumento de leucócitos, o que indica infecção. Para completar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames como radiografia, ultrassom e tomografia.

Como é o tratamento da apendicite?

A cirurgia para a retirada do apêndice é fundamental em casos de apendicite.
A cirurgia para a retirada do apêndice é fundamental em casos de apendicite.

O tratamento da apendicite consiste na retirada cirúrgica do apêndice. Essa cirurgia deve ser realizada assim que o diagnóstico for confirmado, uma vez que a perfuração do apêndice pode provocar consequências graves para o paciente.

Como prevenir a apendicite?

A apendicite pode ser prevenida com uma dieta balanceada e rica em fibras. Essa recomendação é feita, pois, na maioria dos casos, a condição está relacionada com a obstrução do apêndice por fezes. Com um trânsito intestinal adequado, temos uma redução no risco de desenvolver a doença. Vale salientar que uma alimentação saudável é responsável não só pela prevenção da apendicite como também de várias outras doenças.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é apendicite?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-apendicite.htm. Acesso em 14 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a estrutura do pâncreas e as principais funções exercidas por essa glândula.
Saiba mais sobre os movimentos peristálticos e sua importância para o processo de digestão.
Saiba mais sobre o câncer colorretal, um câncer que tem como sintoma a presença de sangue nas fezes e sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Você já ouviu falar em transplante de fezes? Saiba que esse procedimento pode curar alguns tipos de diarreia! Veja mais sobre o assunto!
Saiba mais sobre a prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, que é um problema que atinge frequentemente mulheres, crianças e idosos.
Saiba mais sobre o intestino delgado, órgão do sistema digestório que se destaca por sua grande capacidade de absorção de nutrientes.