close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é fagocitose?

A fagocitose é o processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes.

Os leucócitos realizam fagocitose para defender nosso organismo contra invasores
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Algumas substâncias entram na célula através de transporte ativo e passivo, outras, no entanto, não são capazes de usar essa via de transporte. Nesses casos, elas podem ser englobadas pela célula em um processo conhecido como endocitose.

Um tipo de endocitose é a chamada fagocitose. Nesse processo, a célula captura uma partícula sólida, relativamente grande, através de prolongamentos citoplasmáticos chamados de pseudópodes. A partícula é então englobada e passa a integrar o citoplasma da célula. Nessa etapa, o material ingerido fica totalmente envolto por uma membrana, formando o chamado fagossomo.

No interior do fagossomo são lançadas enzimas que degradam a partícula ingerida, que pode ser um micro-organismo ou até mesmo restos celulares. Essas enzimas são liberadas por organelas chamadas de lisossomos, que se unem ao fagossomo formando um vacúolo digestivo. O material que não é digerido recebe o nome de corpos residuais, que, depois de algum tempo, podem ser excretados pela célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe o esquema a seguir que ilustra o processo de fagocitose:

Observe as etapas do processo de fagocitose
Observe as etapas do processo de fagocitose

Entre as células capazes de realizar fagocitose, podem ser destacadas algumas espécies de protozoários, como as amebas. Elas lançam os pseudópodes em direção ao seu alimento para capturá-lo, sendo o processo, portanto, fundamental para a nutrição desses seres.

Nos vertebrados, são encontradas células que realizam a função de fagocitar micro-organismos invasores, atuando ativamente na defesa do nosso organismo e combatendo infecções. Os neutrófilos atuam destruindo ativamente os micro-organismos causadores de doenças, bem como outras substâncias estranhas através do processo de fagocitose. Além disso, há os macrófagos, células com grande poder fagocitário, que, além de fagocitarem partículas patogênicas, destroem células velhas do nosso corpo, contribuindo assim para a limpeza do organismo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é fagocitose?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fagocitose.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

Estude agora


Guia das Profissões | A vida na Gastronomia, com Júnior Marinho

Quer ter mais informações sobre o curso de Gastronomia e a profissão? Confira uma entrevista com o chefe de cozinha...

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2022

O Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. Saiba como se inscrever, como são as provas, o que estudar e...