O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo. Essa doença, apesar de não ter sua causa conhecida até 1747, foi registrada em 1515 a.C. pelos egípcios. O maior impacto, no entanto, foi com o início das grandes viagens marítimas no século 18, quando marinheiros morriam por ficarem vários períodos no mar alimentando-se basicamente de arroz e peixe, que são pobres em vitamina C. Hoje em dia, no entanto, a doença é relativamente rara.
→ A vitamina C e o escorbuto
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um importante antioxidante que participa de várias reações no organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, deve-se ingerir diariamente de 30 mg a 60 mg de vitamina C. Entretanto, a ingestão de apenas 10 mg da vitamina é suficiente para evitar o escorbuto. Além de proteger contra a doença, a vitamina C previne infecções e ajuda na manutenção da integridade das paredes dos vasos sanguíneos.
Apesar de ser bem conhecido o papel da vitamina C na prevenção do escorbuto, essa relação só foi percebida em 1747 pelo médico escocês James Lind. Esse médico documentou que a ingestão de sucos cítricos poderia ajudar no tratamento do escorbuto. Ele realizou testes e verificou que grupos que ingeriam laranjas e limões diariamente melhoraram rapidamente da doença. Os resultados desses testes foram publicados em 1753 e, a partir de 1795, a Marinha Britânica começou a exigir a ingestão diária de sucos cítricos pelos marinheiros, que eram muito afetados com a doença.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ Sintomas do escorbuto e diagnóstico
O escorbuto é uma doença com manifestações hemorrágicas, como sangramento das gengivas e pontos vermelhos na pele em virtude do dano em capilares. Além disso, o paciente apresenta inchaço nas articulações, perda de apetite, dentes abalados e suscetíveis à queda, tonteiras, fadiga, fraqueza, anorexia, alterações na pele e cabelos quebradiços. Se não tratado adequadamente, pode levar o paciente à morte. Em virtude da presença de sintomas inespecíficos e também da raridade da doença, o diagnóstico nem sempre é fácil.
→ Prevenção e tratamento
O escorbuto é causado pela deficiência de vitamina C, sendo assim, faz-se necessário o consumo de alimentos ricos nessa vitamina. Deve-se, portanto, ter uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes adequados para o funcionamento do corpo. No caso da vitamina C, é importante ingerir alimentos frescos, especialmente frutas cítricas. O tratamento do escorbuto baseia-se apenas na administração de doses adequadas de vitamina C.
Por Ma. Vanessa dos Santos