Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é câncer?

Compreender o que é câncer e seu desenvolvimento é importante para entendermos melhor como fatores, como nosso hábito de vida, podem levar ao seu surgimento.

Representação de uma célula cancerígena no corpo humano.
O câncer pode surgir em diferentes partes do corpo e caracteriza-se pela formação de tumores agressivos, capazes de invadir órgãos e tecidos vizinhos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Câncer é o nome dado a um grupo de doenças que surgem devido a uma multiplicação desordenada de células capazes de invadir tecidos e de espalhar-se para outras partes do corpo. Diferentemente das células normais que possuem uma divisão mais lenta, as células cancerosas podem dividir-se de maneira indefinida e rapidamente. Em razão dessa divisão exagerada, essas células acumulam-se, formando tumores, que também recebem o nome de neoplasias malignas.

Leia também: Tumor é câncer?

Tópicos deste artigo

Tipos de câncer

O câncer pode ocorrer em qualquer parte do corpo e atingir pessoas de qualquer faixa etária. Por alcançar várias partes do corpo, existem vários tipos de câncer, sendo conhecidos mais de 100 tipos diferentes. Veja a seguir alguns deles:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surge o câncer

O câncer surge quando acontece alguma modificação que altera a estrutura genética da célula, fazendo com que ela comece a multiplicar-se e a originar várias células alteradas. Essa alteração acontece nos chamados proto-oncogenes, que são ativados e passam a ser chamados de oncogenes. São os oncogenes os responsáveis por fazer as células normais tornarem-se células cancerosas.

O processo que leva à formação do câncer é denominado carcinogênese ou oncogênese. Esse processo pode demorar vários anos, até que um tumor visível seja formado, daí a importância de realizar exames preventivos com frequência. Se o câncer for descoberto precocemente, as chances de cura são consideravelmente maiores.

Pessoa com cigarro na mão em referência ao câncer.
O cigarro é um agente responsável pelo desenvolvimento de câncer.

Estágios da carcinogênese

A carcinogênese, como dito, é o processo que leva à formação do câncer. Podemos identificar três estágios nesse processo: o estágio de iniciação, o estágio de promoção e o último, que é o estágio de progressão.

No estágio de iniciação, ocorre modificações nos genes da célula, as quais se tornam geneticamente alteradas, por agentes cancerígenos. No estágio de promoção, observa-se a ação de agentes chamados oncopromotores que levam à “iniciação” dessas células, as quais se tornam malignas. No último estágio, ou seja, no estágio de progressão, a célula inicia sua multiplicação de maneira descontrolada. Nessa última etapa, o câncer está instalado.

Leia também: 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer

O que é metástase

Sabemos que o câncer apresenta como uma de suas características a capacidade de espalhar-se para outras regiões do corpo. A metástase ocorre quando células cancerosas desprendem-se do tumor original e iniciam um outro tumor (tumor metastático) em outro local. Essas células podem ser levadas para outros locais via corrente sanguínea.

Agentes causadores de câncer

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer pode ter várias causas, existindo fatores internos e externos que podem contribuir para o seu desenvolvimento. Quando falamos em fatores externos, estamos referindo-nos aos fatores relacionados com o meio ambiente, já as causas internas incluem, por exemplo, fatores genéticos.

Vale destacar que a grande maioria dos casos de câncer associa-se a fatores externos. Os fatores genéticos, muitas vezes, tornam algumas pessoas mais suscetíveis à ação de agentes causadores de câncer presentes no ambiente, sendo raros os casos de câncer que se desenvolvem apenas devido a eles.

Representação do vírus do HPV em referência ao câncer.
HPV é um vírus que é responsável pelo desenvolvimento do câncer de colo de útero.

Alguns agentes são conhecidamente causadores de câncer. O câncer de pulmão, por exemplo, aparece em resposta aos vários anos de exposição às substâncias tóxicas do cigarro. Outro exemplo é o câncer de pele, que surge em virtude da exposição frequente ao Sol. Não podemos esquecer-nos ainda do câncer de colo do útero, o qual apresenta relação direta com a infecção pelo vírus HPV.

Veja a seguir alguns hábitos relacionados ao desenvolvimento de câncer:

  • Uso de cigarro

  • Uso de bebidas alcoólicas

  • Alimentação inadequada

  • Exposição ao Sol sem a devida proteção

  • Relações sexuais desprotegidas

Leia também: Câncer endometrial e o consumo de refrigerantes

Tratamento do câncer

Paciente de câncer recebendo um beijo na testa.
A quimioterapia é um dos tratamentos contra o câncer e apresenta, como um de seus possíveis efeitos colaterais, a queda de cabelo.

Os tratamentos de câncer são variados e dependem da gravidade do câncer e da condição em que se encontra cada paciente. Entre os principais tratamentos, podemos citar a quimioterapia, a radioterapia, o transplante de medula óssea e a cirurgia. Confira o que é cada um deles.

Tratamento de câncer

Quimioterapia

Radioterapia

Transplante de medula óssea

Cirurgia

Tratamento baseado no uso de medicamentos que atuarão de modo a destruir as células cancerosas. Esses medicamentos podem ser administrados por via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea, intratecal ou tópica.

Técnica que se baseia no uso de radiação ionizante para destruir ou impedir o aumento das células cancerosas.

Feito em pacientes que possuem doenças que afetam as células sanguíneas. Nesse tratamento é feita a substituição da medula óssea doente por células normais de medula óssea.

Retirada do tumor por meio cirúrgico. A cirurgia visa retirar completamente o tumor.


É importante destacar ainda a existência dos cuidados paliativos. Estes são dados às pessoas que possuem câncer que não apresenta possibilidade de cura e que ameaça a vida delas. Nesse caso os tratamentos visam, principalmente, aliviar o sofrimento do paciente tanto no aspecto físico, quanto no psicológico.

Leia também: Avanços no tratamento do câncer

ATENÇÃO: É importante lembrar de sempre fazer exames periódicos, uma vez que o diagnóstico precoce pode ser essencial para salvar uma vida. Além disso, hábitos de vida saudáveis, como não fumar, não beber, comer alimentos saudáveis, ter relações sexuais protegidas e proteger-se do Sol, são essenciais para evitar diversas doenças.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é câncer?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-cancer.htm. Acesso em 26 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que é Patologia?

Você sabe o que é Patologia? Clique aqui e descubra como esse estudo é importante para entender o organismo doente.
O que é Biologia?

O que é metástase?

Você sabe o que é metástase? Clique aqui e entenda como esse problema se desenvolve em diferentes tipos de câncer e como preveni-lo.
O que é Biologia?

Câncer de pulmão

Saiba mais sobre o câncer de pulmão, um tipo grave de câncer que tem apresentado um aumento em sua incidência de 2% ao ano.
Doenças e patologias

Linfoma

Compreenda o que é linfoma e a diferença entre o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin.
Doenças e patologias

Pílula do câncer (Fosfoetanolamina Sintética)

Entenda a polêmica relacionada com a pílula do câncer (Fosfoetanolamina Sintética), que promete curar vários tipos de câncer.
Saúde e Bem-estar

Avanços no tratamento do câncer

Conheça um pouco mais sobre os tratamentos disponíveis e os avanços na cura contra o câncer.
Saúde e Bem-estar

Câncer endometrial e o consumo de refrigerantes

Compreenda a relação entre o câncer endometrial e o consumo de refrigerantes.
Doenças e patologias

Aspectos gerais do Câncer

Crescimento desordenado e rápido de células defeituosas que podem se espalhar pelo organismo.
Doenças e patologias

Câncer de mama masculino

Clique no texto para saber tudo sobre o câncer de mama masculino. Veja os principais sintomas, como acontece o diagnóstico e qual o tratamento da doença.
Doenças e patologias

Radioterapia

Compreenda a importância e os mecanismos da radioterapia.
Doenças e patologias

Carcinoma de ovário

O câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, apresentando altos índices de letalidade.
Doenças e patologias

Câncer de mama

Você já ouviu falar sobre o câncer de mama? Clique aqui e aprenda mais sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
Doenças e patologias

PUBLICIDADE