A célula é a unidade funcional e estrutural dos seres vivos e não está presente apenas nos vírus. Vale destacar, no entanto, que, apesar de não possuírem células, os vírus são extremamente dependentes delas, o que demonstra a importância dessa estrutura microscópica.
As células, apesar de pequenas, escondem uma grande quantidade de estruturas, sendo extremamente complexas. No citoplasma, por exemplo, é possível observar uma grande quantidade de pequenos componentes celulares que possuem diferentes funções, as chamadas organelas celulares.
As organelas celulares funcionam como pequenos órgãos no interior das células, garantindo a sobrevivência delas. Essas estruturas variam de uma célula para outra, mas algumas delas são comuns a todos os tipos celulares. Nas células procarióticas, por exemplo, a única organela encontrada é o ribossomo, uma estrutura relacionada com a síntese proteica e que está presente em todos os tipos de célula. Já na célula vegetal, um tipo de célula eucariótica, existem estruturas específicas, como é o caso do vacúolo de suco celular e os cloroplastos.
→ Exemplos de organelas celulares e suas funções
Como já salientado, uma célula apresenta diversas organelas, algumas exclusivas e outras não. Entre as principais organelas celulares existentes, podemos citar:
Centríolo – Relacionado com o processo de divisão celular e formação de cílios e flagelos;
Cloroplasto – Relacionado com o processo de fotossíntese;
Complexo golgiense – Relacionado principalmente com o processo de armazenamento de substâncias e secreção celular;
Lisossomo – Responsável pelo processo de digestão intracelular;
Mitocôndria – Relacionada com o processo de respiração celular, ou seja, com a produção de energia para a célula;
Retículo endoplasmático agranular ou liso – Relacionado com a produção de fosfolipídios, esteroides e ácidos graxos, bem como com a degradação de algumas substâncias tóxicas;
Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso – Responsável pela produção de algumas proteínas e glicosilação de glicoproteínas;
Ribossomos – Responsável pela síntese de proteínas;
Vacúolo de suco celular – Promove o equilíbrio osmótico e armazena substâncias.
Por Ma. Vanessa dos Santos
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é organela celular?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-organela-celular.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2021.