Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é polinização?

O que é?

Compreender o que é polinização e como as plantas estão adaptadas a esse processo ajuda-nos a entender a reprodução desses importantes organismos.
A abelha é um dos principais polinizadores existentes no planeta
A abelha é um dos principais polinizadores existentes no planeta
PUBLICIDADE

A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma. Essa transferência pode ocorrer em uma mesma flor ou entre flores diferentes. Quando ocorre em uma mesma planta, dizemos que ocorreu uma autopolinização; quando ocorre em plantas diferentes, a polinização é cruzada.

Como ocorre a polinização?

A polinização pode ocorrer de diferentes formas e com a ajuda de diferentes agentes. Os agentes vivos são chamados de bióticos, e os fatores ambientais são chamados de abióticos. Entre os fatores bióticos, podemos citar os insetos (entomofilia), como a abelha; os morcegos (quiropterofilia) e as aves (ornitofilia). Já como fatores abióticos, podemos citar o vento (anemofilia) e a água (hidrofilia).

Quais estratégias as plantas possuem para garantir a polinização?

As plantas que são polinizadas por agentes abióticos, como o vento, tendem a ter grandes quantidades de pólen e não apresentam néctar, odores ou cores fortes, uma vez que não precisam atrair nenhum organismo. Quando falamos de plantas polinizadas por agentes bióticos, notamos uma série de adaptações que garantem a atração dos organismos vivos e uma posterior recompensa. Podemos perceber claramente isso ao observar uma flor com odores agradáveis e cheia de néctar. Essas estratégias garantem, por exemplo, que animais as procurem em busca de uma recompensa e, secundariamente, façam o papel de transportar o pólen.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre os polinizadores mais importantes, destacam-se as abelhas. Tanto plantas quanto esses próprios animais apresentam adaptações que garantem a polinização. As abelhas, por exemplo, apresentam partes bucais especializadas para a coleta e pelos no corpo, que ajudam a capturar o pólen. As plantas, por sua vez, para atrair abelhas, apresentam flores com coloração vistosa, geralmente em azul ou amarelo, e marcas típicas que indicam a posição do néctar.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é polinização?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-polinizacao.htm. Acesso em 05 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça a formação do gineceu, estrutura que constitui o sistema reprodutor feminino de uma flor.
Aprenda um pouco mais a respeito das flores clicando aqui! Neste texto explicaremos o que é flor e qual a sua função, e conheceremos suas partes.
Conheça mais sobre as gimnospermas, um grupo de plantas vasculares com sementes que apresenta como representantes o pinheiro e as araucárias.
Descubra um pouco mais sobre as angiospermas, um grupo de plantas com milhares de espécies bastante conhecidas e importantes para os seres humanos.
O que você sabe sobre o modo de vida das abelhas? Clique aqui e aprenda mais sobre esses animais conhecendo algumas de suas características e comportamentos.
Amplie seus conhecimentos resolvendo esses exercícios comentados sobre as gimnospermas.
Amplie seus conhecimentos sobre angiospermas resolvendo esses exercícios comentados.
Amplie seus conhecimentos sobre as angiospermas fazendo esses exercícios comentados sobre a flor.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Abelhas e veja a resolução comentada.