close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é flurona?

Muitas pessoas não sabem o que é flurona e acreditam, erroneamente, que se trata de uma nova doença. O termo, na realidade, se refere a uma dupla infecção.

Flurona é um termo popular usado para se referir à coinfecção por coronavírus e influenza.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Flurona é um termo utilizado atualmente para se referir a casos em que um paciente apresenta gripe e covid-19 simultaneamente. Flurona, portanto, não é uma nova doença, e sim um termo popular criado para citar essa dupla infecção.

Apesar de estudos ainda estarem sendo conduzidos sobre o tema, acredita-se que a infecção pelo vírus influenza e pelo SARS-CoV-2 ao mesmo tempo não leva ao agravamento dessas doenças. Para se prevenir da flurona, é fundamental a adoção de medidas já conhecidas para a prevenção de covid-19 e gripe, como vacinação, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência.

Leia também: Por que devemos nos vacinar todos os anos contra a gripe?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre flurona

  • Flurona é o nome dado à infecção simultânea pelo vírus causador da gripe e o vírus causador da covid-19.
  • A palavra flurona vem da junção de flu, que significa “gripe” em inglês, e rona, sufixo derivado de “coronavírus”.
  • Flurona é um termo popular e não se trata de uma nova doença.
  • Para se prevenir da flurona, é importante, dentre outras medidas, vacinar-se, evitar aglomerações, fazer uso de máscara e lavar as mãos.

O que é flurona?

Flurona é um termo popular utilizado para se referir a uma dupla infecção causada pelos vírus influenza e SARS-CoV-2. Isso significa que o paciente com flurona está, ao mesmo tempo, com gripe e com covid-19. O termo foi criado a partir da junção de flu, que significa “gripe” em inglês, e  rona, sufixo advindo de “coronavírus”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • O que é gripe?

Gripe é uma doença viral provocada pelo vírus influenza e que acomete as vias respiratórias, podendo provocar desde quadros leves até casos graves que podem levar à morte. Ela provoca sintomas como febre, dores no corpo, cansaço, tosse e perda de apetite. É importante destacar que gripe e resfriado são doenças distintas, sendo o resfriado causado por outros tipos de vírus, como rinovírus.

  • O que é covid-19?

Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2 e que teve o seu primeiro caso diagnosticado em dezembro de 2019, na China. O vírus pode provocar desde quadros assintomáticos até quadros graves que podem levar à morte. Os sintomas variam de um paciente para outro e incluem tosse, dor de cabeça, perda do olfato ou paladar e cansaço.

Leia também: 10 formas de se prevenir de gripes e resfriados

Flurona é uma doença nova?

Flurona, como vimos, é um termo popular utilizado para se referir a casos em que o paciente apresenta, ao mesmo tempo, gripe e covid-19. Não se trata, portanto, de uma nova doença e não deve ser encarada de tal forma. Alguns pesquisadores, inclusive, acreditam que o uso do termo não é adequado, por gerar essa confusão, sendo recomendado dizer apenas que se trata de um caso de coinfecção.

Apesar de parecer pouco comum uma pessoa estar com duas doenças virais ao mesmo tempo, infecções por mais de um agente causador simultaneamente são mais frequentes do que se pode imaginar. Um exemplo disso são pacientes coinfectados com HIV e hepatite B e/ou C. Outro exemplo é o caso de indivíduos que apresentam ao mesmo tempo doenças como dengue, zika e chikungunya.

Como a covid-19 e a gripe apresentam a mesma forma de transmissão, não é de se estranhar casos de coinfecção. No início da pandemia de covid-19, medidas mais rígidas foram adotadas para evitar que a doença se espalhasse. Assim, doenças como a gripe também foram prevenidas. Com o afrouxamento dessas medidas, a gripe voltou a acometer a população, o que fez com que os casos de coinfecção aparecessem.

Estar com flurona é grave?

Muitas pessoas se perguntam se uma pessoa com gripe e covid-19 ao mesmo tempo apresentam chance aumentada de desenvolverem quadros graves dessas doenças. Entretanto, ainda não é possível realizar essa afirmação.

Até o momento, acredita-se que a dupla infecção não provoque um quadro de maior gravidade, porém estudos estão sendo feitos para que essa pergunta possa ser definitivamente respondida. Para isso, um dos pontos fundamentais é o diagnóstico correto dessas coinfecções.

Confira no nosso podcast: Gripes mortais

Como saber se estou com flurona?

Um caso de flurona só pode ser confirmado a partir da realização de exames que detectam a gripe e a covid-19. Exames como RT-PCR e testes de antígeno são usados para tal avaliação. Vale salientar que o paciente pode fazer exames específicos para covid-19 e para gripe ou ainda realizar o chamado painel viral, um teste que analisa a presença de diferentes vírus, ao mesmo tempo, no organismo do indivíduo.

Muitos casos de flurona podem não ser diagnosticados. Isso se deve ao fato de que, frequentemente, o paciente apresenta sintomas gripais e realiza apenas exames específicos. Durante a pandemia de coronavírus, por exemplo, é comum que apenas o exame para diagnosticar a covid-19 seja feito. Se o resultado for positivo, geralmente, outros exames não são solicitados. Com isso, o número de casos de coinfecção permanece subnotificado.

Como posso me proteger da flurona?

Palavra flurona sobre máscara de proteção
O uso de máscara pode ajudar na prevenção da gripe e da covid-19.

Como dito inicialmente, a flurona não se trata de uma doença nova, e sim de um quadro em que o paciente testa positivo para covid-19 e gripe. As duas doenças são transmitidas, principalmente, por meio de gotículas contendo o vírus eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou mesmo falar. Para se proteger tanto da covid-19 quanto da gripe, é importante:

  • vacinar-se contra gripe e covid-19;
  • usar máscaras;
  • evitar aglomerações;
  • evitar contato com pessoas doentes;
  • lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão (caso não seja possível, deve-se recorrer a preparações alcoólicas);
  • não tocar na boca, nariz e olhos com as mãos não higienizadas;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é flurona?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-flurona.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

Estude agora


Quem foi Adolf Hitler?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história do ditador Adolf Hitler (1889-1945). Confira também no nosso canal...

Independência da América Espanhola

Assista à nossa videoaula para conhecer o contexto das independências das colônias espanholas na América. Confira...