Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é brotamento?

O que é Biologia?

Para entender o que é brotamento, deve-se saber que esse tipo de reprodução assexuada forma o broto, o qual pode soltar-se do organismo que o gerou e formar novo indivíduo.
PUBLICIDADE

O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, assim como a divisão binária, a divisão múltipla, a propagação vegetativa e a fragmentação. Esse tipo de reprodução é observado em algumas espécies de animais e plantas.

→ Reprodução assexuada

Antes de caracterizar o que é brotamento, é importante entender o que é a reprodução assexuada. De uma maneira geral, podemos dizer que essa reprodução ocorre sem a presença de gametas.

Por não haver a combinação de dois gametas, não há a mistura de material genético e, consequentemente, não existe variabilidade genética. Por causa da ausência de variabilidade genética, dizemos que os organismos gerados na reprodução assexuada tratam-se de clones. Entretanto, é importante salientar que podem ocorrer mutações, fazendo com que sejam gerados indivíduos com material genético diferente.

A reprodução assexuada diferencia-se da sexuada, que se caracteriza pela presença de gametas. Como exemplo de organismos que realizam a reprodução assexuada, podemos citar os seres humanos.

→ Brotamento

No brotamento, como o nome sugere, há o surgimento de brotos na superfície do organismo. Esses brotos darão origem a um novo indivíduo, o qual poderá crescer sobre o organismo que o originou, formando as colônias, ou ser liberado no ambiente. Esse tipo de reprodução é comum em várias espécies de plantas, ocorrendo com mais frequência nas angiospermas, e também em algumas espécies de animais, principalmente do grupo dos cnidários e poríferos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A hidra é um conhecido exemplo de cnidário que se reproduz por brotamento (Veja figura no início do texto). Nesse caso, observa-se, inicialmente, a formação de uma massa de células que se dividem por mitose no corpo do animal. Essas células produzem uma pequena hidra que se separa do pai.

Os corais pétreos são outros exemplos desse tipo de reprodução assexuada. Nesses organismos, os brotos são formados, porém permanecem aderidos aos pais. Isso leva à formação de uma colônia, a qual pode ser constituída por milhares de indivíduos conectados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A hidra é um exemplo de organismo que se reproduz por brotamento
A hidra é um exemplo de organismo que se reproduz por brotamento

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é brotamento?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-brotamento.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola