Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é queratina?

O que é Biologia?

Entender melhor o que é queratina e conhecer sua estrutura ajuda-nos a compreender a importância dessa proteína para o corpo e como ela atua.
PUBLICIDADE

Com certeza você já ouviu falar a respeito da queratina, não é mesmo? Muitos produtos, como cremes para o cabelo, destacam a presença dessa substância em sua composição. Mas, afinal, o que é a queratina? Para que ela serve?

O que é queratina?

A queratina é uma proteína fibrosa que apresenta como características a conformação rígida, elasticidade e impermeabilidade à água. Possui origem animal e é encontrada na epiderme dos vertebrados e em alguns anexos epidérmicos, como pelo, unha, cascos, penas e escamas. Essa proteína é produzida em células denominadas de queratinócitos, que são as mais abundantes da epiderme humana.

Como qualquer proteína, a queratina é formada por aminoácidos. Ela apresenta uma grande quantidade de resíduos de cisteína, que é responsável por 7% a 20% do total de aminoácidos presentes na queratina. Vale frisar que a cisteína está localizada principalmente na região terminal das cadeias da queratina.

Observa a estrutura da queratina, uma proteína estrutural
Observa a estrutura da queratina, uma proteína estrutural

Na queratina, observa-se a formação de pontes dissulfeto, que são responsáveis por suas características, tais como a rigidez. Elas apresentam cadeias polipeptídicas que estão fortemente associadas de maneira paralela, formando uma matriz contínua após a sua secagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A queratina apresenta forma tridimensional de α-hélice ou de folhas-β-pregueadas. A forma de α-hélice é encontrada na α-queratina, a qual está presente em mamíferos. As folhas-β-pregueadas são encontradas na β-queratina, presente em répteis e aves.

A queratina produzida pelos queratinócitos pode ser classificada em flexível ou resistente. Na camada mais externa da epiderme, encontramos queratinas flexíveis; nos cabelos, unhas e penas, encontramos queratinas resistentes. As queratinas flexíveis são aquelas que apresentam baixo teor de pontes dissulfeto, e as resistentes possuem um alto teor dessas ligações.

Função da queratina

A queratina garante, principalmente, proteção aos organismos, criando, por exemplo, uma barreira mecânica graças à sua impermeabilidade à água. Essa característica é extremamente importante quando analisamos a pele, que, sem a queratina, poderia apresentar uma perda desnecessária de água. A queratina também pode ajudar a proteger contra choques mecânicos e micro-organismos. Por ser componente de unhas, garras e chifres, a queratina também ajuda na captura de presas e na proteção contra predadores.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A queratina forma nossos cabelos e unhas
A queratina forma nossos cabelos e unhas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é queratina?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-queratina.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

Alimentos como carnes, ovos e leite são ricos em proteínas
O que é Biologia?
A hemoglobina é uma proteína relacionada com o transporte de oxigênio no sangue.
Biologia
Unhas fortes: presença de queratina
Curiosidades
As unhas possuem a função de proteger as pontas dos dedos e ajudar na manipulação de objetos
Biologia
O pelo é formado no folículo piloso
Biologia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola