Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é gameta?

Ao entender o que é gameta e as principais características dessas células, torna-se mais fácil compreender o processo de reprodução sexuada.

Na reprodução sexuada, os gametas unem-se para formar um novo ser
Na reprodução sexuada, os gametas unem-se para formar um novo ser
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.

Os gametas apresentam metade do conjunto cromossômico de uma espécie. Em humanos, por exemplo, enquanto uma célula autossômica possui 46 cromossomos, seus gametas possuem apenas 23 cromossomos. O número de cromossomos reduzido pela metade nos gametas é essencial para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, uma vez que ocorre a união dos gametas masculino e feminino.

→ Que organismos produzem gametas?

Os gametas são produzidos por organismos que realizam reprodução sexuada, tais como animais e plantas. O processo de produção desses gametas é denominado gametogênese.

→ Gameta das plantas

Nas plantas, existem diferentes gametas. Nas briófitas e pteridófitas, o gameta masculino é flagelado e nada até o gameta feminino, que é imóvel. O gameta masculino, nesse caso, é chamado de anterozoide, e o gameta feminino é a oosfera. Já nas gimnospermas e angiospermas, o gameta masculino é o núcleo espermático, e o gameta feminino também chama-se oosfera. O núcleo espermático encontra a oosfera graças ao desenvolvimento do tubo polínico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Gameta dos animais

Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel.

O espermatozoide humano é menor que o ovócito e apresenta cabeça e cauda. Na cabeça, encontram-se o núcleo e uma estrutura chamada de acrossoma, que contém importantes enzimas que favorecem a fecundação. A cauda, por sua vez, garante a locomoção e é formada pela peça intermediária (rica em mitocôndrias que fornecem energia), peça principal e peça terminal.

O ovócito secundário humano, conhecido também como óvulo, é o gameta feminino liberado na ovulação. Ele caracteriza-se por ser circundado pela zona pelúcida (formada por material glicoproteico) e pela corona radiata (camada de células foliculares).


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é gameta?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-gameta.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas