Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é Patologia?

O que é Biologia?

Entender o que é Patologia permite saber como esse ramo da Ciência relacionado com a Medicina é importante para a compreensão dos sintomas e tratamento das doenças.
PUBLICIDADE

O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos. Dessa forma, a Patologia é considerada a base científica da Medicina e tem por finalidade explicar os mecanismos que levam ao desenvolvimento de sinais e sintomas de uma enfermidade.


→ Como a Patologia pode ser dividida?

A Patologia pode ser dividida em duas áreas: Patologia Geral e Patologia Especial.

Patologia Geral: Essa área volta-se para o estudo das reações presentes em células e tecidos em decorrência de uma doença. Nesse caso, o estudo analisa as reações básicas, portanto, não realiza a análise das reações específicas.

Patologia Especial ou Patologia Sistêmica: Essa área é voltada para as respostas específicas que ocorrem em órgãos e tecidos em decorrência de uma determinada doença.


→ O que é a Patologia Clínica?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Patologia Clínica, também chamada de Medicina Laboratorial, é uma especialidade médica que se baseia na análise de exames de laboratório clínico, como exames de sangue, urina, fezes e outros materiais biológicos. Nessa análise, visa-se quantificar a presença de algumas substâncias, moléculas ou mesmo células que se encontram de maneira anormal no material analisado.

Essa especialidade permite identificar modificações no funcionamento do corpo, o que pode ajudar na prevenção, no diagnóstico e até no tratamento de uma determinada doença. Entretanto, isso só é conseguido se os exames apresentarem resultados confiáveis e a análise de dados for feita de maneira criteriosa. O médico especialista em Medicina Laboratorial é chamado de patologista clínico.


→ O que é Anatomia Patológica?

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica que analisa as alterações causadas pelas doenças em amostras de células e tecidos. Assim como na Patologia Clínica, o estudo adequado das alterações permite identificar doenças como o câncer e garante um tratamento adequado.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A Patologia consiste no estudo das alterações causadas no corpo por uma doença.
A Patologia consiste no estudo das alterações causadas no corpo por uma doença.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é Patologia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-patologia.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

O câncer pode surgir em diferentes partes do corpo e caracteriza-se pela formação de tumores agressivos, capazes de invadir órgãos e tecidos vizinhos.
O que é Biologia?
O sangue é um tipo de tecido conjuntivo que circula através dos vasos sanguíneos.
Biologia
A febre é um sinal de que algo está errado com o corpo
Biologia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola