O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos. Dessa forma, a Patologia é considerada a base científica da Medicina e tem por finalidade explicar os mecanismos que levam ao desenvolvimento de sinais e sintomas de uma enfermidade.
→ Como a Patologia pode ser dividida?
A Patologia pode ser dividida em duas áreas: Patologia Geral e Patologia Especial.
• Patologia Geral: Essa área volta-se para o estudo das reações presentes em células e tecidos em decorrência de uma doença. Nesse caso, o estudo analisa as reações básicas, portanto, não realiza a análise das reações específicas.
• Patologia Especial ou Patologia Sistêmica: Essa área é voltada para as respostas específicas que ocorrem em órgãos e tecidos em decorrência de uma determinada doença.
→ O que é a Patologia Clínica?
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Patologia Clínica, também chamada de Medicina Laboratorial, é uma especialidade médica que se baseia na análise de exames de laboratório clínico, como exames de sangue, urina, fezes e outros materiais biológicos. Nessa análise, visa-se quantificar a presença de algumas substâncias, moléculas ou mesmo células que se encontram de maneira anormal no material analisado.
Essa especialidade permite identificar modificações no funcionamento do corpo, o que pode ajudar na prevenção, no diagnóstico e até no tratamento de uma determinada doença. Entretanto, isso só é conseguido se os exames apresentarem resultados confiáveis e a análise de dados for feita de maneira criteriosa. O médico especialista em Medicina Laboratorial é chamado de patologista clínico.
→ O que é Anatomia Patológica?
A Anatomia Patológica é uma especialidade médica que analisa as alterações causadas pelas doenças em amostras de células e tecidos. Assim como na Patologia Clínica, o estudo adequado das alterações permite identificar doenças como o câncer e garante um tratamento adequado.
Por Ma. Vanessa dos Santos