Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é biosfera?

Compreender o que é a biosfera ajuda-nos a entender a complexidade do planeta quando avaliamos os seres vivos e os locais que eles ocupam na Terra.

Podemos dizer que a biosfera inclui todos os ecossistemas do planeta
Podemos dizer que a biosfera inclui todos os ecossistemas do planeta
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

Divisões do planeta Terra

O planeta Terra pode ser dividido em quatro camadas esféricas interligadas: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Essas quatro divisões englobam praticamente todas as características importantes do nosso planeta. Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água, e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.

Por fim, temos a biosfera, que diz respeito às regiões do planeta que possuem seres vivos e está intimamente relacionada com as outras, uma vez que sem as outras partes do planeta, provavelmente, não existiria vida. Alguns autores preferem dizer que a biosfera seria formada pela litosfera, hidrosfera e atmosfera e que o melhor termo para descrevê-la seria ecosfera.

Que ambientes estão englobados na definição de biosfera?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todos os ambientes estão incluídos como parte da biosfera, desde o ponto mais alto do planeta até a porção mais funda dos oceanos. Em virtude dessa grande quantidade de ambientes, a biosfera é complexa e possui uma constituição variável.

É importante lembrar que a biosfera é uma pequena porção do planeta, uma vez que, à medida que nos afastamos de sua superfície, as condições necessárias à vida tendem a diminuir. Estima-se que a biosfera não passe de 13 km de espessura, e isso porque os seres vivos, em sua maioria, necessitam de água, luz, calor e matéria.

Complexidade da biosfera

Quando falamos em biosfera, devemos destacar a sua complexidade, a qual é resultado de vários fenômenos químicos, físicos e biológicos. Por causa desses vários fenômenos, podemos concluir que a biosfera está em constante modificação e que os seres vivos exercem papel fundamental nessas mudanças. Em relação ao homem, o quadro é ainda pior, uma vez que ele causa alterações, muitas vezes, irreversíveis no ambiente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é biosfera?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-biosfera.htm. Acesso em 14 de setembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas