Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é virose?

O que é?

As viroses são doenças causadas por vírus que geralmente apresentam sintomas inespecíficos, tais como febre e dores no corpo.
Muitas viroses apresentam sintomas semelhantes, o que dificulta o diagnóstico
Muitas viroses apresentam sintomas semelhantes, o que dificulta o diagnóstico
PUBLICIDADE

Diversas vezes vamos ao médico e ouvimos a seguinte frase: Você está com virose! Mas, afinal, o que são viroses?

As viroses podem ser definidas como doenças ocasionadas por vírus. Essas patologias são as mais diversas, entretanto, os sintomas, muitas vezes, acabam sendo bastante similares, o que dificulta a identificação do agente causador. Dentre os sintomas mais comuns de viroses, destacam-se febre, dores no corpo, dores na articulação, dores de cabeça, vômitos e diarreias.

Ao perceber esses sintomas, um médico deverá ser consultado imediatamente. Sendo assim, vale lembrar que, se um conhecido apresentou uma virose com sintomas parecidos, isso não quer dizer que a sua doença seja a mesma. Portanto, não se automedique e siga rigorosamente as recomendações de um profissional da saúde.

Um grande problema observado atualmente é o uso do termo virose sem o conhecimento de qual micro-organismo é o causador da doença. É aí que mora o grande problema. As viroses não apresentam grandes formas de tratamento, existindo poucas patologias que apresentam fármacos eficientes. Sendo assim, normalmente, a recomendação médica é apenas repouso e uma alimentação adequada. Se você não possui uma virose, porém está seguindo apenas essa recomendação, poderá desenvolver quadros graves de várias doenças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diagnóstico correto de uma doença é fundamental para o tratamento eficaz, uma vez que algumas medidas são boas para determinadas patologias e, para outras, não. Sendo assim, ao suspeitar de uma virose, é importante ficar bastante atento aos mínimos sintomas e descrevê-los para o médico, pois isso pode ajudar na identificação da doença. Além disso, nunca aceite um diagnóstico sem a realização de exames, sejam eles clínicos ou laboratoriais.

Veja a seguir algumas das principais doenças causadas por vírus:

AIDS - Transmitida pelo vírus HIV.

Catapora - Transmitida pelo vírus Varicela-Zoster.

Caxumba - Transmitida pelo vírus Paramyxovirus.

Dengue - Transmitida pelos vírus DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Febre amarela - Transmitida pelo vírus amarílico.

Gripe - Transmitida pelo vírus Influenza.

Herpes simples- Transmitida pelo vírus herpes humano.

Paralisia Infantil- Transmitida pelo vírus Poliovírus.

Raiva - Transmitida pelo vírus Lyssavirus.

Rubéola- Transmitida pelo vírus Rubella vírus.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é virose?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-virose.htm. Acesso em 29 de julho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Reprodução que ocorre necessariamente no interior de uma célula hospedeira. Processo de infestação viral.
Conheça as principais características dos vírus, organismos que se destacam por não apresentarem célula nem metabolismo.
Os vírus são seres diminutos que só exprimem atividades vitais no interior de células hospedeiras.