Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é genótipo?

O que é Biologia?

Ao compreender o que é genótipo, torna-se mais fácil entender como as características de um organismo são determinadas.
PUBLICIDADE

É extremamente importante para o entendimento da Genética compreender o conceito de genótipo e fenótipo. Quando analisamos um indivíduo, precisamos ter em mente que ele apresenta características determinadas por genes e por outros fatores, como o meio ambiente. Ao conjunto dessas características damos o nome de fenótipo. Os genes estão relacionados ao genótipo.

Como podemos definir o genótipo?

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias. Eles apresentam informações que serão responsáveis por uma dada característica.

Cada indivíduo possui um genótipo específico que é composto por genes provenientes de seus pais e que será mantido por toda a vida do organismo. Essa informação é importante para diferenciar genótipo de fenótipo, pois, enquanto o genótipo não é alterado, o fenótipo pode sofrer diversas modificações durante o desenvolvimento do organismo.

O genótipo sempre determina um mesmo fenótipo?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fenótipo é definido como a expressão observável da constituição genética de um indivíduo, ou seja, é o conjunto das características físicas e fisiológicas de um ser. Apesar de as características serem determinadas pelo genótipo, o fenótipo é variável ao longo da vida e depende também das interações com o meio.

Um exemplo dessa interação são as hortênsias. O pH do solo influencia diretamente na cor da flor, que pode ser azul, rosa ou branca, por exemplo. Nesse caso, é possível verificar facilmente a ação do ambiente naquela planta, o que nos permite concluir que, apesar de algumas plantas apresentarem o mesmo gene para uma característica, o meio influencia em como aquela característica será manifestada.

Vale destacar ainda que genótipos diferentes podem determinar um mesmo fenótipo. Isso se deve ao fato de que alguns alelos apresentam relação de dominância completa com outros, e sua presença, mesmo em heterozigose, é suficiente para a formação de um determinado fenótipo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A constituição genética de um organismo é definida como genótipo
A constituição genética de um organismo é definida como genótipo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é genótipo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-genotipo.htm. Acesso em 18 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola