A hemorragia pode ser definida como uma saída de sangue dos vasos sanguíneos e do coração. Suas causas podem ser as mais variadas, sendo que podemos destacar como principais os fatores extrínsecos, intrínsecos ou deficiência nos fatores de coagulação.
Os fatores extrínsecos estão relacionados com questões externas ao nosso corpo, tais como traumas ocasionados por acidentes. Os fatores intrínsecos estão relacionados com problemas nos vasos sanguíneos ou no nosso próprio corpo, como arteriosclerose, aneurismas e pressão alta.
Leia também: Quais doenças afetam o sangue?
Tópicos deste artigo
Tipos de hemorragia
A hemorragia pode ser classificada como externa ou interna:
-
Hemorragia externa é quando a lesão causa perda de sangue na superfície do corpo e é visível ao exame clínico.
-
Hemorragia interna é quando não podemos ver a saída do sangue, uma vez que a lesão envolve a parte interna do organismo. Nesse último caso, o problema é relativamente maior, pois, se não observada a tempo, pode causar consequências graves e até mesmo a morte.
Sintomas de hemorragia
Dependendo do vaso sanguíneo lesionado, a hemorragia terá diferente gravidade. Quando o rompimento ocorre em uma artéria, percebemos a saída de sangue em abundância, em grande velocidade e ele apresenta uma coloração vermelha viva. Esse tipo de lesão é extremamente grave.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quando ocorre o rompimento de uma veia, o sangramento não se apresenta muito intenso e o sangue tem coloração mais escura. É relativamente menos grave que a arterial, porém a demora no atendimento pode ser extremamente perigosa. Já nos capilares, o sangue sai lentamente e a tonalidade é um vermelho menos vivo do que quando comparado ao sangue arterial.
Saiba mais: Diferenças entre veia, artéria e capilar
O que fazer em caso de hemorragia?
Em casos de hemorragias, algumas medidas devem ser tomadas. Veja a seguir algumas dicas:
-
Quando a lesão for em pernas e braços, eleve o membro lesionado acima do nível do tórax;
-
Tampe o ferimento com pano limpo ou gaze e pressione o local para estancar o sangramento;
-
Quando houver amputação de membros com sangramento abundante, faça o torniquete;
-
Leve a vítima para o hospital.
É importante destacar que a perda excessiva de sangue pode levar ao choque, que pode causar a morte da vítima. Sendo assim, em caso de hemorragias graves, não perca tempo e procure logo o seu médico.
Dica: Em caso de hemorragia nasal, incline a cabeça da vítima para trás e aguarde cinco minutos. Durante esse período, pressione a narina com os dedos.