Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é codominância?

O que é Biologia?

Compreender o que é codominância permite-nos entender várias questões da genética, como o fato de três alelos do sistema ABO gerarem quatro tipos sanguíneos diferentes.
PUBLICIDADE

Ao estudar Genética, é comum resolvermos questões que envolvam dominância e recessividade. A dominância diz respeito àqueles alelos que se expressam mesmo em dose simples, e os alelos recessivos são aqueles que só se expressam aos pares. Entretanto, nem todos os alelos comportam-se dessa forma, existindo casos, por exemplo, de codominância.

→ O que é codominância?

A codominância pode ser definida como uma situação em que organismos heterozigotos expressam ambos os alelos de um gene ao mesmo tempo. Não se percebe, nessas situações, relações de dominância e recessividade, pois ambos os alelos expressam-se integralmente.

Outra característica da codominância diz respeito ao fenótipo. Em situações de dominância e recessividade, observamos dois fenótipos, pois o heterozigoto apresenta o fenótipo do alelo dominante. Entretanto, no caso da codominância, o fenótipo do heterozigoto é distinto do observado nos homozigotos.

→ Sistema ABO, um exemplo de codominância

Um importante exemplo de codominância na espécie humana é o sistema ABO. Esse sistema determina quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Esses tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes: IA, IB e i. Por possuir três alelos determinando essa característica, além de codominância, o sistema ABO trata-se de um caso de alelos múltiplos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre os alelos IA e IB, ocorre codominância, e cada um deles é dominante em relação ao alelo i. Assim sendo, quando um indivíduo é IAIB, o fenótipo é sangue AB, pois os dois alelos expressam-se. Entretanto, quando ocorre a combinação IAi, temos sangue A, e quando ocorre a combinação IBi, temos um sangue B. Sendo assim, temos:

Fenótipo

Genótipo

A

IAIA ou IAi

B

IBIB ou IBi

AB

IAIB

O

ii

 

Curiosidade: Outro caso bastante conhecido de codominância é observado nos bovinos da raça Shorthorn. Os indivíduos que possuem pelagem vermelha são homozigotos AA, e aqueles que têm pelagem branca são homozigotos BB. Já os heterozigotos AB possuem pelos brancos e vermelhos que são distribuídos de maneira alternada.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Os genes também podem expressar-se em codominância, não apenas em dominância e recessividade
Os genes também podem expressar-se em codominância, não apenas em dominância e recessividade

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é codominância?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-codominancia.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola