Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é néfron?

Compreender o que é néfron é essencial para entendermos o mecanismo de formação da urina. Essa estrutura é a unidade funcional do rim.

Definição de néfron.
Definição de néfron.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.

Os néfrons podem ser classificados como néfrons corticais e néfrons justamedulares. Os corticais apresentam alças que alcançam apenas uma pequena parte da medula do rim ao passo que os justamedulares adentram profundamente a medula.

Leia mais: A formação da urina

Tópicos deste artigo

Os néfrons

Ilustração da localização do néfron.
Néfrons estão relacionados à produção de urina

Os néfrons são formados por uma região globular e um longo tubo. Essas regiões são denominadas da seguinte forma:

  • Corpúsculo renal: é formado por duas partes, o glomérulo e a cápsula renal ou cápsula de Bowman, a qual possui um formato de uma taça e envolve o glomérulo. Os glomérulos são uma série de capilares arteriais com pressão hidrostática elevada quando comparada a outros capilares. Essa pressão faz com que seja forçada a saída do líquido do sangue do glomérulo para o interior da cápsula, formando o filtrado glomerular.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Os néfrons recebem sangue de uma arteríola aferente (arteríola que conduz o sangue para o glomérulo), um desdobramento da artéria renal que se ramifica e forma os glomérulos. Esses capilares deixam o glomérulo e convergem para a formação de uma arteríola eferente (que leva o sangue para fora do glomérulo).

  • Túbulo contorcido proximal: essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias.

  • Alça de Henle: essa alça possui um formato de U, sendo constituída por um ramo descendente e um ramo ascendente. É nela que acontecerá a retenção de parte da água.

  • Túbulo contorcido distal: nessa porção do néfron serão feitas trocas iônicas, ocorrendo a absorção de sódio e secreção de potássio. Esse tubo se abre no ducto coletor, que será responsável por receber o material produzido nos néfrons (urina) e transportá-lo para a pelve renal.

Organização básica de um néfron
Organização básica de um néfron

Leia mais: Insuficiência renal crônica

Percebe-se, portanto, que o néfron é uma estrutura complexa que garante a filtragem do sangue e a retirada das substâncias que estão em excesso ou são tóxicas para nosso organismo. É por isso que afirmamos que o néfron é uma unidade funcional do rim.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é néfron?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-nefron.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE