O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.
Os néfrons podem ser classificados como néfrons corticais e néfrons justamedulares. Os corticais apresentam alças que alcançam apenas uma pequena parte da medula do rim ao passo que os justamedulares adentram profundamente a medula.
Os néfrons são formados por uma região globular e um longo tubo. Essas regiões são denominadas da seguinte forma:
Corpúsculo renal: é formado por duas partes, o glomérulo e a cápsula renal ou cápsula de Bowman, a qual possui um formato de uma taça e envolve o glomérulo. Os glomérulos são uma série de capilares arteriais com pressão hidrostática elevada quando comparada a outros capilares. Essa pressão faz com que seja forçada a saída do líquido do sangue do glomérulo para o interior da cápsula, formando o filtrado glomerular.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os néfrons recebem sangue de uma arteríola aferente (arteríola que conduz o sangue para o glomérulo), um desdobramento da artéria renal que se ramifica e forma os glomérulos. Esses capilares deixam o glomérulo e convergem para a formação de uma arteríola eferente (que leva o sangue para fora do glomérulo).
Túbulo contorcido proximal: essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias.
Alça de Henle: essa alça possui um formato de U, sendo constituída por um ramo descendente e um ramo ascendente. É nela que acontecerá a retenção de parte da água.
Túbulo contorcido distal: nessa porção do néfron serão feitas trocas iônicas, ocorrendo a absorção de sódio e secreção de potássio. Esse tubo se abre no ducto coletor, que será responsável por receber o material produzido nos néfrons (urina) e transportá-lo para a pelve renal.
Percebe-se, portanto, que o néfron é uma estrutura complexa que garante a filtragem do sangue e a retirada das substâncias que estão em excesso ou são tóxicas para nosso organismo. É por isso que afirmamos que o néfron é uma unidade funcional do rim.
Por Ma. Vanessa dos Santos
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"O que é néfron?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-nefron.htm. Acesso em 21 de dezembro
de 2024.