Topo
pesquisar

O que são gametófito e esporófito?

O que é?

A importância de saber o que são gametófito e esporófito está relacionada com o conhecimento do ciclo reprodutivo dos vegetais e do processo de alternância de gerações.
PUBLICIDADE

Quando estudamos o ciclo reprodutivo das plantas, dois termos são bastante frequentes: gametófitos e esporófitos. Mas, o que eles significam? Qual é a importância de cada um deles no ciclo reprodutivo? A seguir, aprenderemos o que são o gametófito e o esporófito.

O que é gametófito?

Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides.

Nas briófitas, a fase de gametófito é o estágio dominante do ciclo de vida, diferentemente das plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). O gametófito nas briófitas é independente do esporófito e também mais complexo (veja figura no início do texto). Nos outros grupos de plantas, por sua vez, o gametófito é menos complexo e normalmente dependente nutricionalmente do esporófito.

O que é esporófito?

Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide. Os esporos diferenciam-se dos gametas por não necessitarem de se fundir a outro para gerar um novo indivíduo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas briófitas, essa fase de vida é dependente do gametófito e representa a fase transitória do ciclo de vida dessas plantas. Nas plantas vasculares, por sua vez, o esporófito é maior e mais complexo do que o gametófito (Veja figura abaixo).


O estágio dominante nas pteridófitas é o esporófito. O soro da samambaia (figura) é onde são produzidos os esporos

Alternância de gerações

Em plantas e em algumas algas, ocorre o revezamento entre gerações haploides e diploides durante o ciclo de vida, sendo esse fenômeno chamado de alternância de gerações. Em algas, é comum que as formas haploides e diploides sejam bem semelhantes na aparência externa; nesse caso, chama-se alternância de gerações isomórficas. Em plantas e algas pardas e vermelhas, há a alternância de gerações heteromórficas, já que os gametófitos (haploides) e esporófitos (diploides) são visivelmente diferentes entre si.



Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Nas briófitas, a fase dominante do ciclo de vida é o gametófito
Nas briófitas, a fase dominante do ciclo de vida é o gametófito

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que são gametófito e esporófito?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-sao-gametofito-esporofito.htm. Acesso em 30 de março de 2020.

A araucária, também chamada de pinheiro-do-paraná, é um exemplo de gimnospermas.
Biologia Gimnospermas
As angiospermas são plantas que apresentam flores e frutos.
Biologia Angiospermas
Os musgos são representantes do grupo das briófitas.
Biologia Briófitas
A samambaia é uma das pteridófitas mais conhecidas.
Biologia Pteridófitas
Exercícios de Biologia Exercícios sobre briófitas
Exercícios de Biologia Exercícios sobre gimnospermas
Exercícios de Biologia Exercícios sobre angiospermas
Exercícios de Biologia Exercícios sobre pteridófitas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola