Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que são gametófito e esporófito?

O que é Biologia?

A importância de saber o que são gametófito e esporófito está relacionada com o conhecimento do ciclo reprodutivo dos vegetais e do processo de alternância de gerações.
PUBLICIDADE

Quando estudamos o ciclo reprodutivo das plantas, dois termos são bastante frequentes: gametófitos e esporófitos. Mas, o que eles significam? Qual é a importância de cada um deles no ciclo reprodutivo? A seguir, aprenderemos o que são o gametófito e o esporófito.

O que é gametófito?

Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides.

Nas briófitas, a fase de gametófito é o estágio dominante do ciclo de vida, diferentemente das plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). O gametófito nas briófitas é independente do esporófito e também mais complexo (veja figura no início do texto). Nos outros grupos de plantas, por sua vez, o gametófito é menos complexo e normalmente dependente nutricionalmente do esporófito.

O que é esporófito?

Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide. Os esporos diferenciam-se dos gametas por não necessitarem de se fundir a outro para gerar um novo indivíduo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas briófitas, essa fase de vida é dependente do gametófito e representa a fase transitória do ciclo de vida dessas plantas. Nas plantas vasculares, por sua vez, o esporófito é maior e mais complexo do que o gametófito (Veja figura abaixo).


O estágio dominante nas pteridófitas é o esporófito. O soro da samambaia (figura) é onde são produzidos os esporos

Alternância de gerações

Em plantas e em algumas algas, ocorre o revezamento entre gerações haploides e diploides durante o ciclo de vida, sendo esse fenômeno chamado de alternância de gerações. Em algas, é comum que as formas haploides e diploides sejam bem semelhantes na aparência externa; nesse caso, chama-se alternância de gerações isomórficas. Em plantas e algas pardas e vermelhas, há a alternância de gerações heteromórficas, já que os gametófitos (haploides) e esporófitos (diploides) são visivelmente diferentes entre si.



Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Nas briófitas, a fase dominante do ciclo de vida é o gametófito
Nas briófitas, a fase dominante do ciclo de vida é o gametófito

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que são gametófito e esporófito?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-sao-gametofito-esporofito.htm. Acesso em 12 de novembro de 2019.

Exercícios de Biologia
Exercícios de Biologia
Exercícios de Biologia
Exercícios de Biologia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola