Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é ATP?

O que é Biologia?

Entender o que é ATP ajuda-nos a compreender melhor as diversas reações que ocorrem nas células e seu papel na homeostase celular.
O ATP é uma molécula que quando sofre hidrólise produz energia livre
O ATP é uma molécula que quando sofre hidrólise produz energia livre
PUBLICIDADE

Ao estudar as diversas reações que ocorrem no interior das nossas células, frequentemente observamos a presença da molécula de ATP. Mas, afinal, o que é ATP? Qual a função dessa molécula para uma célula?

O que é ATP?

ATP é uma sigla usada para indicar a molécula de adenosina trifosfato (Adenosine TriPhosphate). Essa molécula constitui a principal forma de energia química, uma vez que sua hidrólise é altamente exergônica. Isso quer dizer que, ao sofrer o processo de hidrólise (cisão por ação da água), essa molécula libera grande quantidade de energia livre.

A molécula de ATP é formada por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato. A adenina ligada à ribose é chamada de adenosina. Quando a adenosina está ligada a apenas dois grupos fosfato, temos a adenosina difosfato (ADP) e, quando está ligada a um grupo fosfato, constitui a adenosina monofosfato (AMP).


O ATP consiste em uma molécula de adenosina ligada a três grupos fosfato.

Qual a função da molécula de ATP para a célula?

A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento. Vale salientar que o papel do ATP não é apenas funcionar como uma moeda de energia, pois também é capaz de doar um grupo fosfato para outras moléculas (fosforilar).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que ocorre no processo de hidrólise do ATP?

Como mencionamos antes, o processo de hidrólise é altamente exergônico. Nesse processo, é produzida energia livre, além de uma molécula de ADP e um íon fosfato inorgânico, frequentemente abreviado como Pi. A energia liberada será usada em uma reação endergônica (que consome energia).

A reação de hidrólise pode ser assim representada:

ATP+ H2O → ADP + Pi + energia livre

A reação inversa também ocorre?

A reação inversa também pode ocorrer, porém, nesse caso, não teremos uma reação exergônica, e sim uma reação endergônica, em que se consome energia. As reações exergônicas que ocorrem na célula liberam a energia necessária para a formação de ATP. Na reação inversa, ocorre a formação de ATP utilizando ADP e Pi.

ADP + Pi + energia livre → ATP+ H2O


Por  Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é ATP?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-atp.htm. Acesso em 17 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola