Ao estudar as diversas reações que ocorrem no interior das nossas células, frequentemente observamos a presença da molécula de ATP. Mas, afinal, o que é ATP? Qual a função dessa molécula para uma célula?
→ O que é ATP?
ATP é uma sigla usada para indicar a molécula de adenosina trifosfato (Adenosine TriPhosphate). Essa molécula constitui a principal forma de energia química, uma vez que sua hidrólise é altamente exergônica. Isso quer dizer que, ao sofrer o processo de hidrólise (cisão por ação da água), essa molécula libera grande quantidade de energia livre.
A molécula de ATP é formada por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato. A adenina ligada à ribose é chamada de adenosina. Quando a adenosina está ligada a apenas dois grupos fosfato, temos a adenosina difosfato (ADP) e, quando está ligada a um grupo fosfato, constitui a adenosina monofosfato (AMP).
O ATP consiste em uma molécula de adenosina ligada a três grupos fosfato.
→ Qual a função da molécula de ATP para a célula?
A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento. Vale salientar que o papel do ATP não é apenas funcionar como uma moeda de energia, pois também é capaz de doar um grupo fosfato para outras moléculas (fosforilar).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ O que ocorre no processo de hidrólise do ATP?
Como mencionamos antes, o processo de hidrólise é altamente exergônico. Nesse processo, é produzida energia livre, além de uma molécula de ADP e um íon fosfato inorgânico, frequentemente abreviado como Pi. A energia liberada será usada em uma reação endergônica (que consome energia).
A reação de hidrólise pode ser assim representada:
ATP+ H2O → ADP + Pi + energia livre
→ A reação inversa também ocorre?
A reação inversa também pode ocorrer, porém, nesse caso, não teremos uma reação exergônica, e sim uma reação endergônica, em que se consome energia. As reações exergônicas que ocorrem na célula liberam a energia necessária para a formação de ATP. Na reação inversa, ocorre a formação de ATP utilizando ADP e Pi.
ADP + Pi + energia livre → ATP+ H2O
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos