Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se.
Cada espécie vive em um habitat específico. Segundo o projeto Tamar, a tartaruga-verde, por exemplo, possui como habitat as águas costeiras com muita vegetação, ilhas ou baías. Isso quer dizer que é nesse local que a tartaruga-verde consegue as condições adequadas para sua sobrevivência.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Vale destacar que o ser humano também é capaz de criar habitat, ou seja, criar ambientes semelhantes aos naturais para comportar uma determinada espécie. Um exemplo de habitat artificial pode ser observado nos tanques de criação de peixes.
→ Destruição de habitat
Um habitat é destruído quando ocorre uma mudança em suas características que causa a destruição desse ambiente ou quando há mudanças intensas que descaracterizam o local original. A pecuária, as queimadas, o desmatamento e a ocupação humana são alguns importantes exemplos de fatores que provocam a destruição de habitat. Acredita-se que esse problema seja um dos principais responsáveis pela extinção de espécies.
Tópicos deste artigo
Mapa Mental: Habitat e Nincho Ecológico
* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
→ Diferença entre habitat e nicho ecológico
Habitat e nicho ecológico são termos distintos, mas frequentemente confundidos. O primeiro termo diz respeito ao local onde um organismo vive, e o nicho relaciona-se com o papel desse organismo em uma comunidade. Isso quer dizer que o nicho refere-se a como um ser vivo interage com o ecossistema e à sua posição trófica em determinada teia alimentar. É comum dizer que, enquanto o habitat pode ser comparado à casa de um ser vivo, o nicho refere-se à sua profissão.
Por Ma. Vanessa dos Santos