Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é fitoplâncton?

O que é Biologia?

Entender o que é fitoplâncton, assim como a sua função no ambiente, permite-nos compreender melhor o funcionamento do ecossistema aquático.
PUBLICIDADE

O fitoplâncton pode ser definido como um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes que vivem flutuando na superfície das águas. Ele é composto por algas microscópicas e cianobactérias, que podem ser unicelulares, coloniais ou filamentosas.

Por viver em ambientes aquáticos – tanto em ambiente límnico (lagos, por exemplo) como marinho –, o fitoplâncton apresenta uma série de adaptações que lhe garante a sobrevivência na coluna d'água. Alguns desses micro-organismos, por exemplo, possuem flagelos que ajudam na locomoção; outros, por sua vez, possuem vacúolos de gás que auxiliam na flutuação, enquanto alguns deles apresentam mucilagem, que envolve as células e garante proteção, flutuação e locomoção.

→ Diversidade do fitoplâncton

O fitoplâncton apresenta uma grande quantidade de formas de vida e tamanhos, e essas características podem ser usadas para a sua classificação. De acordo com o tamanho, podemos classificar o fitoplâncton em:

  • Picoplâncton: Apresenta tamanho de 0,2 a 2 µm.

  • Nanoplâncton: Apresenta tamanho de 2 a 20 µm.

  • Microplâncton: Apresenta tamanho de 20 a 200 µm.

  • Mesoplâncton: Apresenta tamanho de 200 a 2000 µm.

Quando analisamos a forma de vida desses animais, podemos classificá-los em unicelulares, coloniais ou filamentosos. Os unicelulares são aqueles que vivem isoladamente; os coloniais são aquelas formas em que se observa um agregado de células com certa independência; e as filamentosas formam sequências de células lineares ou ramificadas.

→ Função do fitoplâncton no ambiente

O fitoplâncton apresenta grande importância para o meio ambiente. Por serem fotossintetizantes, eles garantem, por exemplo, a oxigenação da água. Além disso, constituem a base da cadeia alimentar aquática, uma vez que são produtores. O fitoplâncton afeta ainda a quantidade de luz que penetra na coluna d'água. Assim, em grandes quantidades, ele pode ser responsáveis pela diminuição de luz no ambiente, acarretando danos às espécies que ali vivem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Crescimento do fitoplâncton no ambiente

O fitoplâncton tem seu crescimento determinado por vários fatores, tais como a disponibilidade de luz, a temperatura e a disponibilidade de nutrientes como nitrogênio e fósforo. Em razão disso, são comuns as mudanças nas populações de algas por causa das variações sazonais, que provocam alterações químicas, físicas e biológicas na água. Entretanto, essas mudanças podem ocorrer também por ação antrópica, quando o homem, por exemplo, polui as águas, aumentando a presença de nutrientes.

O crescimento exagerado do fitoplâncton afeta diretamente a vida em um ambiente. Em alguns casos, pode ocorrer o aumento de diatomáceas e dinoflagelados, espécies que, em abundância, mudam até mesmo a coloração da água, causando as chamadas marés vermelhas. Algumas vezes observa-se a presença de algas que produzem toxinas, o que pode afetar as espécies do meio, como também as pessoas que se alimentam delas.

O fitoplâncton apresenta ainda um importante papel quando o assunto é poluição. Esses organismos respondem às mais variadas modificações no meio, por isso, são frequentemente utilizados como bioindicadores.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

O fitoplâncton é formado por um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes
O fitoplâncton é formado por um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é fitoplâncton?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fitoplancton.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

As algas fazem parte do fitoplâncton
O que é Biologia?
O zooplâncton é formado por organismos microscópicos heterotróficos.
O que é Biologia?
Floração de cianobactérias
Biologia
As variadas formas das diatomáceas
Biologia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola