Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que são linfonodos?

Quando compreendemos o que são linfonodos e seu papel no organismo, torna-se mais fácil entender como nosso corpo atua em uma infecção.

Representação do sistema linfático, onde estão localizados os linfonodos.
Os linfonodos estão dispostos no trajeto dos vasos linfáticos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são órgãos formados por tecido linfoide e estão distribuídos por todo nosso corpo. Eles estão localizados, por exemplo, nas axilas, na virilha e no pescoço e estão ligados a vasos linfáticos.

Tópicos deste artigo

Características dos linfonodos

Definição de linfonodos.

Os linfonodos possuem tamanhos variados, alguns têm cerca de 1mm de comprimento e outros têm até 2 cm. Apresentam, de maneira geral, um formato que se assemelha ao de um feijão. Possuem uma porção chamada hilo, que é o local por onde entram as artérias e saem as veias e vasos linfáticos eferentes. No linfonodo também há a presença de vasos linfáticos aferentes localizados no lado oposto ao hilo.

Eles possuem uma cápsula que os envolve e que forma, em seu interior, compartilhamentos incompletos. Logo abaixo da cápsula, temos uma região chamada cortical e, mais ao centro, temos a região chamada medular (veja a figura abaixo).

Observe a estrutura de um linfonodo.
Observe a estrutura de um linfonodo.

Nos linfonodos, encontramos diferentes células, tais como linfócitos B, plasmócitos, macrófagos, células reticulares e células foliculares dendríticas. Os plasmócitos, normalmente, encontram-se em maior número na medula, se comparados com a quantidade em que se apresentam na região cortical. Podemos concluir, então, que os linfonodos estão relacionados com nosso sistema imune.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Função dos linfonodos

A função dos linfonodos é filtrar a linfa (líquido incolor com composição semelhante à do plasma sanguíneo), garantindo, assim, a remoção de partículas estranhas e evitando que estas entrem no sistema circulatório quando a linfa retornar. A remoção de partículas estranhas acontece graças às células do sistema imunológico que estão presentes no órgão. A circulação da linfa no linfonodo segue apenas uma direção, penetrando, através dos vasos linfáticos aferentes, pelo lado convexo do órgão e saindo pelo hilo, através dos vasos linfáticos eferentes.

Leia também: Drenagem linfática

Aumento dos linfonodos

O aumento dos linfonodos indica que algo não está bem no nosso corpo. Esse inchaço indica que o linfonodo está filtrando a linfa e retirando dela partículas estranhas. Vale salientar que, quando os linfonodos estão combatendo infecções, tornam-se doloridos. Pelo fato de os linfonodos aumentarem de tamanho durante infecções, é comum que os médicos procurem por esse sinal quando um paciente está doente.

O inchaço dos linfonodos pode indicar uma infecção.
O inchaço dos linfonodos pode indicar uma infecção.

Pescoço, virilha e axila apresentam linfonodos que aumentam de tamanho e podem ser sentidos. Geralmente, o inchaço ocorre em cada área de linfonodo por vez, porém pode acontecer de mais de uma área estar acometida. Esse processo é denominado linfadenopatia generalizada.

Curiosidade: Recebe o nome de linfoma o câncer que começa nos linfonodos.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que são linfonodos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-sao-linfonodos.htm. Acesso em 19 de julho de 2024.

De estudante para estudante