Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é o sistema ABO?

Compreender o que é o sistema ABO é fundamental para entender as transfusões sanguíneas e os problemas desencadeados quando elas são feitas de forma incorreta.

Observe os diferentes tipos sanguíneos e suas aglutininas e aglutinogênios
Observe os diferentes tipos sanguíneos e suas aglutininas e aglutinogênios
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

É muito comum ouvir a seguinte pergunta: Qual é o seu tipo sanguíneo? Quando nos referimos ao tipo sanguíneo, geralmente queremos saber em qual grupo do sistema ABO o sangue daquela pessoa encaixa-se. Mas, afinal, o que é o sistema ABO?

O que é o sistema ABO?

O sistema ABO reúne os grupos sanguíneos descobertos no início do século XX por Karl Landsteiner. Em seus estudos, o pesquisador percebeu que existia uma incompatibilidade sanguínea entre algumas pessoas e, quando ocorria a mistura de alguns tipos de sangue, ocorria a aglutinação. Landsteiner e sua equipe, então, classificaram o sangue em quatro tipos: A, B, AB e O. Surgia aí o sistema ABO.

Aglutininas e aglutinogênios

Ao estudar os tipos sanguíneos, Landsteiner percebeu a presença de duas substâncias: uma localizada no plasma sanguíneo e outra presente na membrana das hemácias. As substâncias do plasma foram chamadas de aglutininas, e aquelas que estavam presentes na parede das hemácias foram chamadas de aglutinogênio. Essas aglutininas nada mais são do que anticorpos, os quais reagem com os aglutinogênios nas hemácias.

No sistema ABO, existem dois tipos de aglutinogênios e dois tipos de aglutininas. Os aglutinogênios podem ser A ou B, e as aglutininas podem ser Anti-A ou anti-B. Veja a seguir os aglutinogênios e as aglutininas presentes em cada um dos tipos sanguíneos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grupo sanguíneo

Aglutinogênio

Aglutinina

A

A

Anti-B

B

B

Anti-A

AB

AB

-

O

-

Anti-A e anti-B

Transfusões sanguíneas

Reconhecendo a presença de aglutininas e aglutinogênios, fica claro que alguns tipos sanguíneos não são compatíveis com outros. Ao colocar sangue A em uma pessoa de tipo sanguíneo B, a aglutinina anti-A aglutina as hemácias do doador. Isso também ocorrerá se sangue B for colocado em uma pessoa de sangue tipo A, a qual possui anticorpos anti-B. O sangue AB não possui aglutininas em seu plasma e, portanto, pode receber sangue de pessoas de qualquer tipo sanguíneo. Já a pessoa de sangue tipo O não pode receber sangue de nenhum outro tipo sanguíneo, uma vez que possui aglutinina anti-A e anti-B.

Podemos concluir que o sangue tipo O é um doador universal, uma vez que não possui aglutinogênio, entretanto, só pode receber sangue tipo O. O sangue AB, por sua vez, é receptor universal, pois pode receber sangue de qualquer tipo, porém só pode doar para ele mesmo.

Para saber mais sobre o sangue, acesse: O que é fator RH?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é o sistema ABO?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-sistema-abo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante