Biomas são unidades geográficas e biológicas em que são identificados aspectos naturais em comum, tais como a vegetação, a composição da fauna e da flora, o relevo e o clima.
Afinal, o que é bioma? Bioma é uma unidade geográfica e biológica delimitada com base em características naturais em comum identificadas em uma área, sendo elas: vegetação, composição da fauna e da flora, clima, relevo e solo. Os biomas funcionam como um sistema aberto que atua de maneira a garantir a biodiversidade e o equilíbrio do meio ambiente, sendo, portanto, essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra.
No mundo, existem sete grandes biomas: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Floresta Equatorial, Savana e Deserto. Os biomas brasileiros são seis: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.
Bioma é uma unidade geográfica e biológica dentro da qual as áreas apresentam características naturais semelhantes, como vegetação, fauna, flora, clima e relevo.
Os biomas podem ser classificados em terrestres e aquáticos (de água doce ou salgada).
A diversidade paisagística e climática do mundo gerou sete diferentes biomas: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Floresta Equatorial, Savana e Deserto.
O Brasil é, igualmente, um país que apresenta enorme biodiversidade e paisagens naturais muito distintas. Por isso, identifica-se seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.
Os biomas são importantes para a conservação da biodiversidade mundial e para a garantia do equilíbrio do meio ambiente, o que traz benefícios para todo o planeta.
A demanda cada vez maior dos seres humanos por recursos naturais e por áreas para plantio e construção tem ocasionado a degradação acelerada dos biomas.
A preservação dos biomas é uma medida de urgência que depende do Estado e dos agentes econômicos na implementação de ações sustentáveis e de um modo de vida que esteja em equilíbrio com o tempo de regeneração da natureza.
Características dos biomas
Os biomas são delimitados com base em características em comum observadas em uma área. Essas características são aquelas do meio natural, que nos auxiliam a identificar a paisagem e os diferentes tipos de ecossistemas presentes na localidade em questão. Para determinar um bioma, os aspectos levados em consideração são os seguintes:
Cobertura vegetal e composição da flora: a maior parte dos biomas terrestres é caracterizada com base no seu tipo de vegetação, a exemplo dos biomas brasileiros.
Vida animal e composição da fauna: por ter cobertura vegetal relativamente homogênea, uma área vai apresentar habitats que atraem determinados tipos de animais, cuja observação ajuda na identificação de um bioma.
Clima, formas de relevo e solo: as condições atmosféricas locais estão diretamente relacionadas com o tipo de vegetação que se desenvolve naquela área, portanto, o clima é importante na caracterização de um bioma. As formas da superfície afetam os solos e, por conseguinte, a vegetação, o que acaba caracterizando um bioma.
Hidrografia: dentro de um bioma, o padrão hidrográfico não se altera, o que acontece devido às condições de clima e de relevo. Portanto, a hidrografia é uma característica dos biomas que auxilia na sua compreensão.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Classificação dos biomas
Os biomas podem ser classificados de acordo com o ambiente em que eles se formam. Levando esse critério em consideração, existem dois tipos de bioma: bioma terrestre e bioma aquático.
→ Bioma terrestre
Biomas terrestres são os que se formam sobre o continente, em terra firme. A maioria deles e todos os biomas brasileiros são do tipo terrestre. Cabe ressaltar que, independentemente disso, existem ecossistemas aquáticos dentro de um bioma terrestre, sendo esses ecossistemas lacustres (que se desenvolveram em lagos) e também fluviais (que se desenvolveram em rios).
→ Bioma aquático
Biomas aquáticos são os que se formam em ambiente aquático e que apresentam aspectos semelhantes de fauna e de flora. Podem ser tanto de água doce (rios, lagos e lagoas) quanto de água salgada (mares e oceanos). No caso dos primeiros, é muito comum que eles estejam inseridos nos biomas terrestres, haja vista a importância da hidrografia na caracterização dessas unidades biogeográficas.
Biomas do mundo
As diferentes ocorrências climáticas do mundo, condicionadas pela posição dos territórios na superfície terrestre, com aspectos como o tipo de solo, o relevo e a vegetação, dão origem a uma ampla diversidade de paisagens naturais e de ecossistemas. Esses elementos originam ao menos sete tipos de biomas terrestres distintos: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Floresta Equatorial, Savana e Deserto, os quais descrevemos a seguir.
→ Tundra
A Tundra é o bioma que se desenvolve em climas extremamente frios e secos nas regiões de alta latitude que estão localizadas depois dos Círculos Polares Ártico e Antártico. As condições extremas fazem com que o solo esteja congelado na maior parte do tempo, e por isso a vegetação da Tundra é escassa. Os trechos recobertos por plantas apresentam a vegetação rasteira, formada principalmente por gramíneas. Dentre os animais que vivem na Tundra, estão os ursos polares, lobos, raposas e renas. Para saber mais sobre a Tundra, clique aqui.
→ Taiga
A Taiga é o bioma que se desenvolve em áreas de alta latitude e somente no Hemisfério Norte do planeta Terra, entre 50º e 60º. É caracterizada pelo clima frio com invernos extremos cujas temperaturas podem cair para até –50 ºC. Apresenta vegetação formada por florestas de coníferas e algumas plantas arbustivas, tendo animais como ursos, linces, renas e lobos em sua fauna. Para saber mais sobre a Taiga, clique aqui.
→ Floresta Temperada
A Floresta Temperada é o bioma que está presente em regiões de média latitude do planeta, sendo mais abrangente no Hemisfério Norte do que no Hemisfério Sul. Por se tratar de uma floresta, apresenta árvores e plantas que se encontram nos mais variados estratos e também estágios de evolução. Desenvolve-se em climas temperados, com as quatro estações do ano bem definidas. Sua fauna é composta por esquilos, raposas, ursos e lobos.
→ Floresta Tropical
A Floresta Tropical é o bioma que se desenvolve na zona tropical do planeta Terra, e recobre áreas tanto do Hemisfério Norte quanto do Hemisfério Sul. O clima é, portanto, tropical, marcado por uma estação quente e seca e outra amena e chuvosa, o que proporciona o surgimento e a manutenção de uma floresta densa, com árvores que podem chegar a 100 metros de altura. A fauna da Floresta Tropical é rica e diversa.
→ Floresta Equatorial
A Floresta Equatorial é o bioma que se desenvolve em áreas de baixa latitude do planeta Terra, nas regiões que se encontram mais próximas da Linha do Equador. São florestas densas que crescem sobre solos pobres em nutrientes, mas cuja produção de matéria orgânica auxilia em sua manutenção. Esse bioma apresenta clima quente e bastante úmido, sendo parte dessa umidade proveniente da vegetação florestal densa. A fauna das Florestas Equatoriais é a mais biodiversa do mundo. Para saber mais sobre as Florestas Equatoriais, clique aqui.
→ Savana
A Savana é o bioma presente em áreas de baixa e média latitude. Tem como uma de suas principais características a presença de vegetação adaptada contra longos períodos de seca e contra a ação do fogo. As árvores são de médio porte, em sua maioria, e apresentem cascas grossas e tronco retorcido. O bioma é formado por campos abertos. O clima das Savanas é quente e seco. Para saber mais sobre as Savanas, clique aqui.
→ Deserto
Os Desertos são biomas de baixa latitude e de alta latitude. Suas características predominantes são a aridez, isto é, a baixa umidade relativa do ar, e a ausência de vegetação. Portanto, não existem somente desertos extremamente quentes mas também aqueles que se localizam nas áreas mais frias do planeta, os polos. Mesmo contendo muita água, a maior parte dela se encontra congelada, gerando a condição de aridez. Por conta desses extremos climáticos, a fauna é escassa e a vegetação praticamente inexiste. Para saber mais sobre os Desertos, clique aqui.
Biomas brasileiros
O Brasil é um país que apresenta enorme diversidade de climas e de paisagens naturais, motivo pelo qual existem seis biomas diferentes no território nacional: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas, os quais descrevemos a seguir.
→ Amazônia
A Amazônia é o bioma do tipo Floresta Equatorial que está presente na região Norte do país. É formada por uma floresta densa que se encontra no seu clímax, e abriga a maior biodiversidade do mundo. A fauna amazônica é muito ampla e formada por centenas de milhares de espécies, algumas ainda não descobertas pelos pesquisadores. O clima é quente e bastante úmido, com chuvas recorrentes e a não distinção das estações do ano. Destaca-se, ainda, a hidrografia desse bioma, que tem como curso d’água principal o rio Amazonas. Para saber mais sobre o bioma Amazônia, clique aqui.
→ Caatinga
A Caatinga é o bioma do tipo Savana que está presente em uma parte da região Nordeste do Brasil, especificamente na área denominada Polígono das Secas. Apresenta clima quente e seco, com um período longo de estiagem que pode se estender para até seis meses. As chuvas anuais são escassas e concentradas em um curto intervalo de tempo, o que condiciona o aparecimento da vegetação xerófita, adaptada à seca. Para saber mais sobre o bioma Caatinga, clique aqui.
→ Cerrado
O Cerrado é o bioma do tipo Savana que está presente na região Centro-Oeste do Brasil, abrangendo também áreas do Nordeste e do Sudeste, em que o clima é o tropical. Sua vegetação é composta por campos abertos, arbustivas e árvores de pequeno e médio porte, que formam matas. No Cerrado existem plantas adaptadas ao fogo, e as árvores apresentam alterações na sua estrutura devido à acidez do solo. A fauna do Cerrado é composta por animais como lobo guará, tucano, tamanduá-bandeira e outros. Para saber mais sobre o bioma Cerrado, clique aqui.
→ Mata Atlântica
A Mata Atlântica é o bioma do tipo Floresta Tropical que está presente no Litoral Leste do Brasil. Formada por florestas ombrófilas e estacionais, a Mata Atlântica acontece em áreas de clima tropical atlântico e contém uma enorme biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e de animais, como o mico-leão-dourado. Entretanto, esse é o bioma mais devastado do país, já que está localizado em uma região densamente povoada e com elevado índice de urbanização. Para saber mais sobre o bioma Mata Atlântica, clique aqui.
→ Pantanal
O Pantanal é o bioma localizado no Centro-Oeste do Brasil e que se expande para outros países sul-americanos, assim como a Amazônia. Situado em uma região de clima tropical, o Pantanal é único por apresentar aspectos dos demais biomas que o circundam, que são a Amazônia e o Cerrado. Além das matas, apresenta planícies alagadas com vegetação típica de ambientes lacustres, e fauna bastante diversificada, que conta com espécimes como onça-pintada, jacaré, tuiuiú etc. Para saber mais sobre o bioma Pantanal, clique aqui.
→ Pampas
Pampas é o bioma localizado no Sul do Brasil, em uma região onde o clima predominante é o subtropical. Os Pampas são formados por extensos campos de espécies de gramíneas e arbustivas, que recobrem áreas com relevo plano ou suavemente ondulado, e abrigam uma fauna muito diversa e composta por espécies endêmicas, ou seja, que se desenvolveram nesse bioma. O beija-flor-de-barba-azul, o preá, o veado-campeiro e o furão são alguns dos animais dos Pampas. Para saber mais sobre o bioma Pampas, clique aqui.
Importância dos biomas
Os biomas são unidades naturais que sustentam, cada um deles, uma parcela da biodiversidade do mundo. Como um sistema aberto, eles funcionam de maneira a garantir o equilíbrio ecológico e a manutenção de ciclos biogeoquímicos, sem os quais não seria possível a continuidade da vida no planeta, animal ou vegetal. Os biomas são, nesse sentido, muito importantes para a conservação da fauna e flora mundial, além da garantia do equilíbrio do meio ambiental mediante a preservação de seus elementos fundamentais.
Preservação dos biomas
A preservação dos biomas é um tema que deve ser tratado com a devida urgência. Os biomas são fundamentais para a manutenção da biosfera e para o equilíbrio de todos os sistemas da natureza, sem os quais a vida no planeta estaria comprometida. Entretanto, a atividade humana e as demandas, cada vez mais intensas, do atual sistema econômico têm acelerado a degradação do meio ambiente e afetado duramente os biomas terrestres e aquáticos.
Para a preservação dos biomas, é preciso a adoção de medidas em escala regional, nacional e mundial que procurem minimizar os impactos negativos da ação antrópica sobre o meio natural ao mesmo tempo que aliem o desenvolvimento socioeconômico dos territórios com a proteção do meio ambiente. Sendo assim, a preservação dos biomas depende da adoção de políticas ambientais incisivas e da mudança de hábitos da sociedade e, principalmente, dos agentes econômicos para a efetivação do desenvolvimento sustentável.
Entre as medidas que podem ser tomadas para a preservação dos biomas, estão:
aumento da fiscalização ambiental e desenvolvimento de mecanismos de punição aos agentes que promovem a degradação de áreas naturais;
implementação de um modo de produção sustentável na indústria;
adoção de técnicas de manejo do solo e de plantio no meio rural que provoquem menos impactos ao meio ambiente;
promoção do reflorestamento, da refaunação e da reconstrução de áreas degradadas;
criação de áreas de proteção permanente e de corredores ecológicos para a proteção da biodiversidade.
Exercícios resolvidos sobre bioma
Questão 1
(UFPR)
“Um ecossistema é um conjunto de elementos bióticos e abióticos que se relacionam diretamente. Esses conjuntos podem ocupar espaços grandes ou pequenos e podem ser naturais ou artificiais. Um bioma, por sua vez, é uma categoria criada para expressar um tipo de relação entre seres vivos e clima, não se referindo a um ecossistema específico, mas sim a vários ecossistemas similares, que podem estar isolados entre si.”
CRUZ, M. M. N. Geografia, ensino médio. São José dos Campos (SP): Editora Poliedro, 2022 (Coleção Lumen, v. 3). p. 65.
No que diz respeito aos biomas, assinale a alternativa correta.
A) A expansão das monoculturas de soja, milho e trigo na Grande Região Centro-Oeste vem substituindo o bioma do Cerrado por um bioma antrópico.
B) As regiões desérticas do planeta não constituem biomas devido à vegetação escassa e à baixa diversidade de vida animal ali encontrada.
C) Florestas são formações vegetais em que predominam árvores; um exemplo de bioma florestal é a Floresta Pluvial Tropical, encontrada na Amazônia.
D) No bioma Floresta Equatorial, o dossel de folhas das árvores bloqueia a luz solar, o que reduz a biodiversidade vegetal.
E) Devido à umidade dos climas equatorial e tropical, os biomas do Centro-Oeste do Brasil são formados por florestas de árvores com folhagem perene.
Resolução:
Alternativa C
As florestas são formadas predominantemente por árvores e apresentam grande biodiversidade vegetal e animal. Um exemplo de floresta é a Amazônica, classificada como uma Floresta Equatorial.
Questão 2
(Unicamp) O mapa abaixo mostra a distribuição global do fluxo de carbono. As regiões indicadas pelos números I, II e III são, respectivamente, regiões de alta, média e baixa absorção de carbono.
(Extraído de Beer et al. Science, 329: 834-838, 2010.)
A) I - Floresta Temperada; II - Savana; III - Tundra e Taiga.
B) I - Floresta Tropical; II - Savana ; III - Tundra e Taiga.
C) I - Floresta Amazônica; Il - Plantações; III - Floresta Temperada.
D) I - Floresta Tropical; Il - Deserto; III - Floresta Temperada.
Resolução:
Alternativa B
Os biomas representados pelos números são as Florestas Tropicais (I), que ocorrem em baixa latitude, as Savanas (II), que compreendem a Caatinga e o Cerrado brasileiros, e a Tundra e Taiga (III), biomas situados em áreas de alta latitude com clima polar.
Fontes
IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2018, 8 ed. 224p.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Biomas. MMA, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade-e-biomas/biomas-e-ecossistemas/biomas.
MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
GUITARRARA, Paloma.
"O que é bioma?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-bioma.htm. Acesso em 14 de novembro
de 2024.