Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que são insetos ametábolos e metábolos?

O tipo de desenvolvimento dos insetos classifica-os como ametábolos ou metábolos.

A traça é um animal que não sofre metamorfose
A traça é um animal que não sofre metamorfose
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O que são insetos ametábolos e metábolos?

Cada organismo desenvolve-se de uma maneira específica, o que não seria diferente com os insetos. Esses animais podem apresentar desenvolvimento direto e indireto. No primeiro caso, quando ele sai do ovo, já é bastante semelhante ao adulto, diferentemente de quando apresenta desenvolvimento indireto.

Quando um inseto apresenta desenvolvimento direto, dizemos que eles são ametábolos. Isso significa que a forma jovem é bem semelhante à forma adulta, diferenciando-se apenas pelo tamanho. É importante frisar que eles não sofrem nenhum tipo de metamorfose. Como exemplo de insetos ametábolos, podemos citar as traças-dos-livros, que durante o desenvolvimento apresentam uma morfologia semelhante na fase jovem e adulta.

Os insetos que apresentam desenvolvimento indireto recebem o nome de metábolos. Eles apresentam diferenças entre a forma jovem e adulta, podendo ser classificados em hemimetábolos e holometábolos.

Os hemimetábolos são aqueles que, quando jovens, já apresentam alguma semelhança com os adultos. Nesses casos, ocorre uma metamorfose incompleta, com poucas modificações. O estágio jovem recebe o nome de ninfa. Como exemplo de insetos hemimetábolos, podemos destacar os gafanhotos, que, quando jovens, diferenciam-se principalmente pela ausência de asas. Além desse animal, a barata e o percevejo são hemimetábolos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O gafanhoto sofre pequenas modificações desde a fase de ninfa até a forma adulta
O gafanhoto sofre pequenas modificações desde a fase de ninfa até a forma adulta

Por fim, temos os insetos holometábolos, que são aqueles que sofrem uma metamorfose completa, uma vez que o indivíduo jovem apresenta-se completamente diferente do adulto. Nesse caso, há uma forma larval, que sofre modificações até transformar-se em pupa ou crisálida, uma forma imóvel. No interior dessa estrutura, o inseto sofre metamorfose e torna-se adulto. Com o tempo, a pupa é rompida e emerge o adulto, também chamado de imago. Esse tipo de desenvolvimento é característico de borboletas, mariposas e moscas.

A borboleta durante seu desenvolvimento sofre uma metamorfose completa
A borboleta durante seu desenvolvimento sofre uma metamorfose completa

Alguns insetos holometábolos, como o Aedes aegypti, sofrem modificações tão grandes que mudam até mesmo o local onde vivem. Durante a fase larval, esse inseto é aquático, mas, quando adulto, é um mosquito vetor de doenças.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que são insetos ametábolos e metábolos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-sao-insetos-ametabolos-metabolos.htm. Acesso em 18 de setembro de 2024.

De estudante para estudante