Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é DNA?

O que é?

Compreender o que é DNA, bem como sua estrutura, nos permite entender os processos que garantem a transferência de informação genética entre os indivíduos.
O DNA é responsável por todas as características de um indivíduo
O DNA é responsável por todas as características de um indivíduo
PUBLICIDADE

Frequentemente ouvimos falar a respeito do DNA (ácido desoxirribonucleico), mas afinal o que é essa molécula? Descoberta em 1869 a molécula de DNA está relacionada diretamente com as características físicas e fisiológicas do nosso corpo e de outros seres vivos. Em organismos eucariontes, a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de maneira dispersa no citoplasma da célula.

A seguir descreveremos as principais características do chamado ácido desoxirribonucleico.

Os componentes do DNA

O DNA, assim como o RNA, é um ácido nucleico, uma estrutura formada basicamente pelo nucleotídeo. Os nucleotídeos apresentam três componentes:

  • Uma base nitrogenada;

  • Um açúcar;

  • Um fosfato.

No DNA o açúcar encontrado é uma desoxirribose, enquanto as bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina e timina. Essas características permitem diferenciar o DNA do RNA, uma vez que o açúcar presente no RNA é a ribose e nessa molécula é encontrada a uracila no local da timina.

A estrutura do DNA

Apesar de ser descoberto em 1869, a estrutura do DNA atualmente aceita só foi proposta em 1953 em um trabalho feito por Watson e Crick e publicado na revista Nature. Esse modelo ficou conhecido como modelo de dupla hélice e explica que o DNA é formado por dois filamentos longos que estão unidos e enrolados formando uma espiral. Cada filamento é formado por nucleotídeos que estão ligados entre si através de ligações fosfodiéster.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a estrutura em dupla hélice do DNA
Observe a estrutura em dupla hélice do DNA

De acordo com Watson e Crick, as desoxirriboses ficam mais externamente em relação as bases nitrogenadas, formando uma espécie de corrimão de uma escada circular. Uma fita liga-se a outra através das bases nitrogenadas que estão conectadas por meio de ligações de hidrogênio. Considerando que as desoxirriboses formam o corrimão da escada, as bases formariam os degraus.

Vale salientar que as bases nitrogenadas não se ligam de maneira aleatória. A adenina liga-se sempre à timina por meio de duas ligações de hidrogênio, já a citosina liga-se exclusivamente à guanina realizando três ligações de hidrogênio.

Replicação e transcrição

O DNA é capaz de se duplicar em um processo chamado de replicação. Durante esse processo a molécula de DNA se abre e em cada fita vai sendo sintetizada uma fita nova. No final do processo duas moléculas novas de DNA são formadas cada uma com uma fita nova e um fita velha. Devido essa característica se diz que a replicação é semiconservativa.

O DNA também é capaz de realizar a transcrição. Nesse processo o DNA dará origem ao RNA e para isso uma de suas fitas será utilizada como molde. Esse processo é essencial para os organismos, uma vez que é a molécula de RNA a responsável por garantir que as informações do DNA seja traduzido em proteínas .


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é DNA?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-dna.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Você sabe o que são plasmídeos? Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito dessas importantes moléculas de DNA presentes em bactérias e leveduras. Conheça também as funções dos plasmídeos para as bactérias e também as diferentes formas de classificar essa molécula.
Entenda o que é RNA, seus três tipos existentes e sua função na síntese de proteínas.
Você sabe o que é cromossomo? Clique aqui e descubra o que são cromossomos, o material que os constitui e as principais partes que formam os cromossomos. Além disso, aprenda a diferença entre cromossomos metacêntricos, submetacêntricos, acrocêntricos e telocêntricos e conheça quantos cromossomos a espécie humana possui.
Conheça os três tipos de RNA e entenda a importância de cada um deles para o processo de tradução.
Entenda mais sobre a transcrição, o processo de síntese do RNA.
Que tal aprender mais sobre o DNA? Neste texto abordamos a estrutura, as funções, as diferenças entre DNA e RNA e os processos de replicação e transcrição.
Compreenda o processo de síntese de proteína. É só clicar!
Fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA.
Síntese de Fragmentos de DNA. Informações sobre o teste de DNA, a síntese de fragmentos e o grau de confiança do teste de DNA.
Os testes de DNA são amplamente empregados na determinação de paternidade e também na resolução de crimes.
Saiba no que consiste as vacinas de DNA e quais são suas vantagens e desvantagens.
Amplie seus conhecimentos a respeito dos ácidos nucleicos clicando aqui. Entenda a função e estrutura dessas moléculas, bem como as características do DNA e do RNA.
Você sabe tudo sobre ácidos nucleicos? Clique aqui, resolva os exercícios sobre o DNA, e confira o que você aprendeu sobre o tema.