Frequentemente ouvimos falar a respeito do DNA (ácido desoxirribonucleico), mas afinal o que é essa molécula? Descoberta em 1869 a molécula de DNA está relacionada diretamente com as características físicas e fisiológicas do nosso corpo e de outros seres vivos. Em organismos eucariontes, a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de maneira dispersa no citoplasma da célula.
A seguir descreveremos as principais características do chamado ácido desoxirribonucleico.
→ Os componentes do DNA
O DNA, assim como o RNA, é um ácido nucleico, uma estrutura formada basicamente pelo nucleotídeo. Os nucleotídeos apresentam três componentes:
-
Uma base nitrogenada;
-
Um açúcar;
-
Um fosfato.
No DNA o açúcar encontrado é uma desoxirribose, enquanto as bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina e timina. Essas características permitem diferenciar o DNA do RNA, uma vez que o açúcar presente no RNA é a ribose e nessa molécula é encontrada a uracila no local da timina.
→ A estrutura do DNA
Apesar de ser descoberto em 1869, a estrutura do DNA atualmente aceita só foi proposta em 1953 em um trabalho feito por Watson e Crick e publicado na revista Nature. Esse modelo ficou conhecido como modelo de dupla hélice e explica que o DNA é formado por dois filamentos longos que estão unidos e enrolados formando uma espiral. Cada filamento é formado por nucleotídeos que estão ligados entre si através de ligações fosfodiéster.
Observe a estrutura em dupla hélice do DNA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
De acordo com Watson e Crick, as desoxirriboses ficam mais externamente em relação as bases nitrogenadas, formando uma espécie de corrimão de uma escada circular. Uma fita liga-se a outra através das bases nitrogenadas que estão conectadas por meio de ligações de hidrogênio. Considerando que as desoxirriboses formam o corrimão da escada, as bases formariam os degraus.
Vale salientar que as bases nitrogenadas não se ligam de maneira aleatória. A adenina liga-se sempre à timina por meio de duas ligações de hidrogênio, já a citosina liga-se exclusivamente à guanina realizando três ligações de hidrogênio.
→ Replicação e transcrição
O DNA é capaz de se duplicar em um processo chamado de replicação. Durante esse processo a molécula de DNA se abre e em cada fita vai sendo sintetizada uma fita nova. No final do processo duas moléculas novas de DNA são formadas cada uma com uma fita nova e um fita velha. Devido essa característica se diz que a replicação é semiconservativa.
O DNA também é capaz de realizar a transcrição. Nesse processo o DNA dará origem ao RNA e para isso uma de suas fitas será utilizada como molde. Esse processo é essencial para os organismos, uma vez que é a molécula de RNA a responsável por garantir que as informações do DNA seja traduzido em proteínas .
Por Ma. Vanessa dos Santos