As células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode estar ou não envolvido por um envoltório nuclear. O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear.
→ Características do citoplasma
O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos. No espaço entre essas substâncias e as organelas, é possível observar a matriz citoplasmática, também chamada de citosol, que é uma substância de consistência variável. Assim sendo, o citoplasma é composto por todas as organelas intracelulares e o citosol.
O citosol é formado por diferentes substâncias, tais como aminoácidos, proteínas, nutrientes, íons, RNA e, principalmente, água. Podemos dividir o citoplasma em duas porções: o ectoplasma e o endoplasma. O ectoplasma apresenta uma consistência mais gelatinosa, e o endoplasma apresenta uma concentração mais fluida e está localizado mais internamente na célula.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ Funções do citoplasma
O citoplasma apresenta diversas funções na célula, a saber:
-
Proporcionar o ambiente adequado para reações bioquímicas;
-
Acumular substâncias necessárias para o organismo;
-
Promover a troca de substâncias na célula;
-
Possibilitar o movimento da célula, como a movimentação por pseudópodes (prolongamentos temporários do citoplasma).
É importante salientar que, como o citoplasma é a região onde estão localizadas as organelas, suas funções estão também relacionadas a elas.
→ O que é ciclose ou corrente citoplasmática?
Em uma célula vegetal, é possível perceber o movimento do citoplasma em um fenômeno chamado de ciclose. Nesse processo, todas as organelas são movidas pelas correntes geradas pelos microfilamentos. Esse fenômeno ocorre com gasto de energia.
ATENÇÃO: Nas células procariontes, o citoplasma não apresenta organelas membranosas. Nas células eucariontes, verifica-se a presença de organelas que formam um complexo sistema de membranas.
Por Ma. Vanessa dos Santos