Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é vacúolo?

Compreender o que é vacúolo nos ajuda a entender o funcionamento das células e não cometer o erro de pensar que essa estrutura está unicamente presente em células vegetais.

Representação de uma célula vegetal onde estão presentes os vacúolos.
A célula vegetal apresenta o vacúolo de suco celular, o tipo mais conhecido de vacúolo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Quando falamos em vacúolos, logo imaginamos células vegetais e um tipo específico de vacúolo. Entretanto, existem diferentes tipos de vacúolo, encontrados em diferentes tipos celulares, e não só o vegetal. A seguir aprenderemos o que é vacúolo e quais os diferentes tipos de vacúolos existentes.

Tópicos deste artigo

O que são vacúolos?

Definição de vacúolos.

Os vacúolos são grandes vesículas originadas do retículo endoplasmático e do complexo golgiense. São estruturas celulares membranosas e, por isso, típicas de células eucariontes. Apresentam membrana seletiva, como todas as membranas celulares. Sendo assim, o conteúdo no interior do vacúolo é diferente do conteúdo citoplasmático.

Vacúolos alimentares

Esses vacúolos formam-se após um processo de endocitose. Nesse caso, verifica-se que a célula captura uma partícula, formando uma vesícula chamada fagossomo ou pinossomo, dependendo do tipo de endocitose realizada. Essa vesícula então se une a um lisossomo, dando origem ao chamado vacúolo alimentar, também conhecido como vacúolo digestivo.

Vacúolos contráteis

Os vacúolos contráteis são aqueles que apresentam como função bombear o excesso de água presente no interior da célula para fora dela. Essa estrutura está presente em eucariontes unicelulares que vivem em ambientes aquáticos de água doce, como as amebas. Como esses organismos são hipertônicos em relação ao meio, a água entra por osmose e o bombeamento de água garante que o organismo mantenha suas concentrações de íons e moléculas na quantidade desejada e não se rompa. Além disso, esse vacúolo é também responsável pela excreção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Amebas possuem vacúolos contráteis
Amebas possuem vacúolos contráteis

Vacúolo de suco celular

O vacúolo de suco celular é uma organela típica da célula vegetal e também o tipo mais conhecido de vacúolo. Apresenta uma membrana denominada tonoplasto e possui em seu interior uma série de substâncias que formam o suco celular. Esse suco é geralmente ácido e formado por água e substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas, tais como açúcares, proteínas e íons.

Nas células meristemáticas geralmente se observam vários vacúolos pequenos, os quais se fundem e formam um grande vacúolo central na célula madura. Em algumas células, o vacúolo apresenta cerca de 90% do espaço intercelular.

O vacúolo de suco celular apresenta uma série de funções importantes para a planta, tais como:

  • Controle osmótico

  • Digestão de componentes celulares

  • Armazenamento de substâncias

  • Controle do pH


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é vacúolo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-vacuolo.htm. Acesso em 12 de abril de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE