Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é nucleoide?

O que é Biologia?

Compreender o que é nucleoide pode ajudar você a entender a disposição do material genético nas células procariontes, um tipo de célula que não possui núcleo definido.
As bactérias não possuem material genético envolvido por membrana nuclear
As bactérias não possuem material genético envolvido por membrana nuclear
PUBLICIDADE

Os organismos procariontes não possuem um núcleo definido em suas células e, dessa forma, o material genético desses seres fica disperso no citoplasma. Essa característica é observada, por exemplo, em bactérias e cianobactérias. Nesses organismos, existe a presença de um nucleoide.

→ O que é nucleoide?

Nucleoide é a região onde está localizado o material genético dos organismos procariontes. Essa estrutura pode ser esférica, alongada ou apresentar formato de halteres. O nucleoide compõe-se do genoma condensado, que forma, em bactérias, o chamado cromossomo bacteriano. O genoma apresenta, geralmente, uma única molécula de DNA em fita dupla, circular e capaz de autoduplicação.

Observe a presença do nucleoide e dos plasmídeos na célula procarionte. Os plasmídeos são um tipo de DNA extracromossômico
Observe a presença do nucleoide e dos plasmídeos na célula procarionte. Os plasmídeos são um tipo de DNA extracromossômico

Nesse DNA, não são encontrados os introns, isto é, os elementos do DNA de um gene que não codificam qualquer parte da proteína produzida por esse gene. O DNA bacteriano também não possui histonas, que são proteínas encontradas em células eucariontes responsáveis pelo processo de compactação e descompactação do DNA.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No nucleoide, são encontrados todos os genes necessários para que a célula seja capaz de realizar suas atividades, ou seja, é nesse local que se encontra a informação genética essencial para a sobrevivência do organismo. Vale frisar que, além do material genético disponível no nucleoide, existe ainda o DNA extracromossômico.

  • DNA extracromossômico

    Os plasmídeos são moléculas extracromossômicas circulares de DNA que estão localizadas pelo citoplasma e replicam-se de maneira independente do DNA cromossômico. Essas estruturas conferem algumas capacidades adaptativas aos organismos, como é o caso dos que possuem a resistência a antibióticos. Normalmente, um plasmídeo possui apenas de 5 a 100 genes e pode ser perdido ou adquirido pela célula sem causar grandes danos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é nucleoide?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-nucleoide.htm. Acesso em 18 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola