Compreender o que é infecção nos permite entender melhor como os agentes infecciosos agem em nosso corpo, e como esses organismos podem ser responsáveis por causar doenças.
Infecção é a “penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal”, de acordo com a definição do Ministério da Saúde. A infecção pode desencadear algumas manifestações clínicas, sendo, nesse caso, denominada de doença infecciosa.
Apenas uma minoria das pessoas expostas a agentes infecciosos desenvolvem doenças infecciosas. Isso se deve ao fato de que, na maioria das vezes, nosso corpo é capaz de barrar a infecção. Entre as defesas do organismo contra infecções, podemos citar a pele, que é uma barreira mecânica; células de defesa e os famosos anticorpos. Outro ponto importante a ser destacado é que, muitas vezes, o homem consegue transmitir agentes infecciosos de um indivíduo para outro, sendo o homem, portanto, uma fonte de infecção.
Os agentes infecciosos são organismos capazes de desencadear doenças infecciosas ou infecções. Esses agentes são sobretudo micro-organismos, entretanto, podem ser também outros organismos, como os helmintos (popularmente chamados de vermes). Entre os principais agentes infecciosos, podemos citar: vírus, bactérias, fungos e protozoários.
Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta.
Os agentes infecciosos podem ser transmitidos de maneira direta ou indireta.
A transmissão direta é aquela que ocorre de um organismo para o outro, sem necessidade de um veículo para o agente infeccioso. A transmissão direta pode acontecer, por exemplo, por contato físico direto, ou ainda por contato com secreção de outro indivíduo.
Já a transmissão indireta desses agentes infecciosos decorre mediante veículos de transmissão. Nesse tipo de transmissão, o agente pode ser transmitido por meio de objetos e materiais contaminados ou ainda por meio de um vetor.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ Exemplos de doenças infecciosas
As doenças infecciosas são aquelas desencadeadas por agentes infecciosos, ou seja, que são resultado de uma infecção. O agente infeccioso, ao adentrar o organismo humano, pode não causar nenhuma manifestação, sendo, nesse caso, observado um quadro de uma infecção assintomática.
Outras vezes, no entanto, podem desencadear manifestações clínicas, o que caracterizam uma doença infecciosa. O período compreendido desde a infecção até o início dos sintomas é chamado de período de incubação.
Os agentes infecciosos podem causar doenças infecciosas.
A infecção hospitalar é aquela que se dá após a internação de um paciente e é manifestada enquanto esse paciente está no ambiente hospitalar ou após sua alta, caso seja possível a confirmação da origem da infecção.
As infecções hospitalares comumente ocorrem devido aos micro-organismos que geralmente não causariam doença no hospedeiro, entretanto, por causa de uma baixa resistência desses indivíduos há o desenvolvimento da infecção. Na maioria dos casos, manifesta-se como uma complicação naqueles pacientes que estão muito debilitados.
O simples ato de lavar as mãos pode diminuir a transmissão de agentes infecciosos no ambiente hospitalar e fora dele.
Para evitar infecções hospitalares, é fundamental que se tenha um ambiente limpo e com cuidados que evitem contaminação. Entre as principais e mais básicas medidas para evitar as infecções hospitalares, podemos destacar:
É comum observamos confusão quando o assunto é infecção e inflamação. Apesar de muitas vezes os termos serem usados como sinônimos, a infecção e a inflamação envolvem situações diferentes.
Quando falamos em infecção, estamos falando do desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo. Já a inflamação refere-se à reação do organismo à ação de um agente físico, químico ou biológico na tentativa de evitar e reparar danos causados por esses agentes.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"O que é infecção?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-infeccao.htm. Acesso em 05 de outubro
de 2024.