Whatsapp

O que é núcleo?

O que é?

Compreender o que é núcleo, conhecendo suas estruturas e funções, é fundamental para entender o funcionamento da célula como um todo.
PUBLICIDADE

O núcleo celular é a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares. É nesse local que encontramos os cromossomos, estruturas que consistem em DNA e em moléculas proteicas associadas. No núcleo, também é feita a síntese de todos os tipos de RNA, os quais são posteriormente transferidos para o citoplasma.

Estrutura do núcleo

O núcleo, que mede cerca de 5 µm de diâmetro, é constituído pelo envoltório nuclear, pela cromatina, pelo nucléolo, pela matriz nuclear e pelo nucleoplasma.

  • Envoltório nuclear: O envoltório nuclear, também chamado de carioteca, é formado por duas membranas e garante a separação entre o conteúdo do núcleo e o conteúdo do citoplasma. A membrana mais externa é contínua com o retículo endoplasmático granuloso, apresentando ribossomos aderidos. Entre uma membrana e outra, encontramos um espaço: a cisterna perinuclear.

    O envoltório nuclear apresenta poros e uma estrutura chamada de complexo do poro, a qual funciona selecionando moléculas que entram e saem do núcleo. Nos poros, as membranas interna e externa são contínuas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Cromatina: A cromatina é composta por filamentos de DNA associados a proteínas, principalmente a proteína histona. É a cromatina que forma os cromossomos. Dois tipos de cromatina podem ser identificados no núcleo: a heterocromatina e a eucromatina. Nessa última, o DNA apresenta-se não condensado, sendo possível transcrever os genes. Na heterocromatina, o DNA está muito compactado.

  • Nucléolos: Os nucléolos são regiões especializadas na produção de ribossomos. Nesse local, encontram-se principalmente RNA ribossômico e proteínas. O RNA ribossômico é sintetizado a partir do DNA.

  • Matriz nuclear: A matriz nuclear funciona como um esqueleto que apoia os cromossomos, os quais possuem estrutura fibrilar.

  • Nucleoplasma: Componente que preenche o espaço entre as estruturas presentes no núcleo, tais como o nucléolo e a cromatina.

Atenção: Apesar de o núcleo conter o DNA da célula, ele não é o único local onde se observa material genético. É possível também verificar a presença de DNA em mitocôndrias e cloroplastos.


Por Ma. Vanessa dos Santos Sardinha

O núcleo é envolto por uma membrana e apresenta em seu interior os cromossomos
O núcleo é envolto por uma membrana e apresenta em seu interior os cromossomos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é núcleo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-nucleo.htm. Acesso em 16 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Ao estudar as células, você já se perguntou o que é o citoplasma? Clique aqui e saiba mais sobre o local onde se encontram as organelas celulares.
Você sabe o que é o nucléolo? Clique aqui e entenda o que é essa estrutura presente nas células eucariontes e descubra como ela é formada, onde está localizada e qual a sua importância na formação dos ribossomos, importantes estruturas celulares relacionadas com a síntese de proteínas.
Amplie seus conhecimentos sobre as células eucariontes entendendo melhor as suas principais características!
Que tal aprender mais sobre o DNA? Neste texto abordamos a estrutura, as funções, as diferenças entre DNA e RNA e os processos de replicação e transcrição.
Neste texto conheceremos mais a respeito do núcleo das células, de sua estrutura básica bem como das importantes funções que ele desempenha.
Aprenda mais sobre o citoplasma clicando aqui! Neste texto falaremos sobre o que é citoplasma, a sua função e os movimentos citoplasmáticos.
Você sabe o que é um ribossomo e qual a sua função na célula? Clique aqui e conheça mais sobre os ribossomos, estruturas presentes em todos os tipos celulares.
Sabe tudo sobre células? Teste seus conhecimentos sobre um de seus componentes respondendo a exercícios sobre o núcleo celular.