Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é núcleo?

O que é Biologia?

Compreender o que é núcleo, conhecendo suas estruturas e funções, é fundamental para entender o funcionamento da célula como um todo.
PUBLICIDADE

O núcleo celular é a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares. É nesse local que encontramos os cromossomos, estruturas que consistem em DNA e em moléculas proteicas associadas. No núcleo, também é feita a síntese de todos os tipos de RNA, os quais são posteriormente transferidos para o citoplasma.

Estrutura do núcleo

O núcleo, que mede cerca de 5 µm de diâmetro, é constituído pelo envoltório nuclear, pela cromatina, pelo nucléolo, pela matriz nuclear e pelo nucleoplasma.

  • Envoltório nuclear: O envoltório nuclear, também chamado de carioteca, é formado por duas membranas e garante a separação entre o conteúdo do núcleo e o conteúdo do citoplasma. A membrana mais externa é contínua com o retículo endoplasmático granuloso, apresentando ribossomos aderidos. Entre uma membrana e outra, encontramos um espaço: a cisterna perinuclear.

    O envoltório nuclear apresenta poros e uma estrutura chamada de complexo do poro, a qual funciona selecionando moléculas que entram e saem do núcleo. Nos poros, as membranas interna e externa são contínuas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Cromatina: A cromatina é composta por filamentos de DNA associados a proteínas, principalmente a proteína histona. É a cromatina que forma os cromossomos. Dois tipos de cromatina podem ser identificados no núcleo: a heterocromatina e a eucromatina. Nessa última, o DNA apresenta-se não condensado, sendo possível transcrever os genes. Na heterocromatina, o DNA está muito compactado.

  • Nucléolos: Os nucléolos são regiões especializadas na produção de ribossomos. Nesse local, encontram-se principalmente RNA ribossômico e proteínas. O RNA ribossômico é sintetizado a partir do DNA.

  • Matriz nuclear: A matriz nuclear funciona como um esqueleto que apoia os cromossomos, os quais possuem estrutura fibrilar.

  • Nucleoplasma: Componente que preenche o espaço entre as estruturas presentes no núcleo, tais como o nucléolo e a cromatina.

Atenção: Apesar de o núcleo conter o DNA da célula, ele não é o único local onde se observa material genético. É possível também verificar a presença de DNA em mitocôndrias e cloroplastos.


Por Ma. Vanessa dos Santos Sardinha

O núcleo é envolto por uma membrana e apresenta em seu interior os cromossomos
O núcleo é envolto por uma membrana e apresenta em seu interior os cromossomos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é núcleo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-nucleo.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

Denomina-se de citoplasma a porção da célula que engloba o citosol e as organelas citoplasmáticas
O que é Biologia?
O nucléolo é uma estrutura localizada no núcleo
O que é Biologia?
A estrutura dos ribossomos no momento da síntese protéica
Biologia
O citoplasma é, nos eucariotos, o local entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear
Biologia
O DNA é um ácido nucleico encontrado, geralmente, na forma de dupla-hélice.
Biologia
DNA
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola