O núcleo celular é a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares. É nesse local que encontramos os cromossomos, estruturas que consistem em DNA e em moléculas proteicas associadas. No núcleo, também é feita a síntese de todos os tipos de RNA, os quais são posteriormente transferidos para o citoplasma.
Tópicos deste artigo
Estrutura do núcleo
O núcleo, que mede cerca de 5 µm de diâmetro, é constituído pelo envoltório nuclear, pela cromatina, pelo nucléolo, pela matriz nuclear e pelo nucleoplasma.
-
Envoltório nuclear: O envoltório nuclear, também chamado de carioteca, é formado por duas membranas e garante a separação entre o conteúdo do núcleo e o conteúdo do citoplasma. A membrana mais externa é contínua com o retículo endoplasmático granuloso, apresentando ribossomos aderidos. Entre uma membrana e outra, encontramos um espaço: a cisterna perinuclear.
O envoltório nuclear apresenta poros e uma estrutura chamada de complexo do poro, a qual funciona selecionando moléculas que entram e saem do núcleo. Nos poros, as membranas interna e externa são contínuas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
-
Cromatina: A cromatina é composta por filamentos de DNA associados a proteínas, principalmente a proteína histona. É a cromatina que forma os cromossomos. Dois tipos de cromatina podem ser identificados no núcleo: a heterocromatina e a eucromatina. Nessa última, o DNA apresenta-se não condensado, sendo possível transcrever os genes. Na heterocromatina, o DNA está muito compactado.
-
Nucléolos: Os nucléolos são regiões especializadas na produção de ribossomos. Nesse local, encontram-se principalmente RNA ribossômico e proteínas. O RNA ribossômico é sintetizado a partir do DNA.
-
Matriz nuclear: A matriz nuclear funciona como um esqueleto que apoia os cromossomos, os quais possuem estrutura fibrilar.
-
Nucleoplasma: Componente que preenche o espaço entre as estruturas presentes no núcleo, tais como o nucléolo e a cromatina.
Atenção: Apesar de o núcleo conter o DNA da célula, ele não é o único local onde se observa material genético. É possível também verificar a presença de DNA em mitocôndrias e cloroplastos.