Leucócitos são células sanguíneas conhecidas por muitas pessoas como glóbulos brancos. Essas células podem ser classificadas em diversos tipos, entretanto, todos atuam em prol de um bem comum: a defesa do organismo.
→ Características gerais dos leucócitos
Os leucócitos são células grandes, incolores e que apresentam formato esférico. Além disso, diferentemente das hemácias, possuem núcleo, o qual varia em forma de um tipo para outro. Os leucócitos são os elementos figurados encontrados em menor quantidade no sangue. Normalmente, há cerca de 6.000 a 10.000 glóbulos brancos por milímetro cúbico de sangue.
Os leucócitos apresentam a incrível capacidade de sair dos vasos sanguíneos e migrar para o tecido adjacente (diapedese) para defender o organismo. Essas células sanguíneas defendem nosso corpo de diferentes formas, destacando-se a fagocitose e a produção de anticorpos. Na fagocitose (veja figura a seguir), as células conseguem projetar o seu citoplasma de modo a englobar partículas estranhas e, posteriormente, realizar a digestão, destruindo o invasor. Já os ansticorpos são glicoproteínas específicas produzidas pelos linfócitos B para atacar um determinado (organismo ou substância estranha).
Os leucócitos podem realizar o processo de fagocitose, no qual há a digestão de partículas invasoras
→ Tipos de leucócitos
Os leucócitos podem ser classificados em dois tipos: granulócitos e agranulócitos. O primeiro grupo diz respeito às células com grânulos que podem ser observados no microscópio. Já os agranulócitos não possuem esses grânulos.
Observe os diferentes tipos de leucócitos existentes em nosso organismo
-
Agranulócitos
Linfócitos: Tipo de leucócito esférico que apresenta o núcleo muito volumoso. Podem ser classificados em linfócitos B e linfócitos T. Os linfócitos B maduros (plasmócitos) são responsáveis pela produção de anticorpos. Já os linfócitos T apresentam vários tipos que atuam na estimulação dos linfócitos B, apressam o término da resposta imunológica, induzem células a entrar no processo de morte programada, entre outras ações.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Monócitos: São leucócitos de grande tamanho e com núcleo de formato variável. Apresentam grande capacidade de fagocitose.
-
Granulócitos
Neutrófilos: Tipo de leucócito encontrado em maior quantidade no nosso sangue. Seu núcleo contém de três a cinco lóbulos. Essa célula destaca-se por seu alto poder fagocitário.
Eosinófilos: Células que também apresentam capacidade de realizar fagocitose, mas de forma mais lenta que os neutrófilos. Seu núcleo apresenta, de uma maneira geral, dois lóbulos. São comuns quando ocorrem alergia e representam de 2% a 4% do total de leucócitos do organismo.
Basófilos: Tipo de leucócito volumoso e com núcleo com formato irregular. Caracteriza-se por produzir heparina e histamina, substâncias que possuem, respectivamente, ação anticoagulante e vasodilatadora.
→ Leucopenia e leucocitose
Algumas vezes, o número de leucócitos no sangue sobe ou cai de maneira considerável. Nos casos em que o organismo apresenta uma produção aumentada de glóbulos brancos, diz-se que se trata de um caso de leucocitose. Quando o número de leucócitos é inferior ao normal, diz-se que se trata de uma leucopenia. Essa última situação pode trazer riscos ao paciente, uma vez que ocorre uma baixa nas células responsáveis pela defesa.
→ Leucemia
A leucemia é um tipo de câncer, de origem muitas vezes desconhecida, que afeta os leucócitos. Nessa doença, observa-se que essas células começam a se multiplicar de maneira descontrolada, entretanto, não atingem seu estágio maduro. Assim sendo, ocorre o acúmulo de células jovens, que, aos poucos, tornam-se superiores às células normais.
Existem diferentes tipos de leucemia, mas é possível agrupá-las em dois tipos básicos levando-se em consideração a evolução da doença: leucemia aguda e crônica. A aguda agrava-se rapidamente, e a crônica tem evolução lenta.
Por Ma. Vanessa dos Santos