Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é necrose?

O que é Biologia?

A respeito do que é necrose, é possível dizer que esse processo compreende tanto a morte quanto a degeneração das células de um tecido afetado por determinadas alterações.
PUBLICIDADE

Algumas drogas, infecções e problemas circulatórios podem levar à necrose. Esse termo é utilizado para dizer que houve morte das células daquele local e elas estão passando por um processo progressivo de degeneração. Sendo assim, a necrose consiste em alterações morfológicas que podem ser vistas após a morte celular de um tecido.

→ Como é um tecido necrosado?

Como o que foi dito anteriormente, o tecido necrosado não é apenas aquele que apresenta células mortas, mas sim o que teve morte celular seguida de processos de degradação enzimática dessas células. Durante esse processo, há a liberação de enzimas para o meio extracelular, o que provoca a destruição do tecido adjacente.

A destruição das células pode ocorrer de diferentes maneiras e acometer qualquer tecido, por isso, é difícil especificar apenas um aspecto básico para definir se o tecido está necrosado. Em razão disso, a necrose pode ser classificada de diferentes formas, entre as quais se destacam:

  • Necrose de liquefação: Nesse tipo de necrose, há o aumento de células inflamatórias, por isso, esse processo é característico de infecções. Também pode acontecer em decorrência da hipóxia (baixo teor de oxigênio) do sistema nervoso. As células mortas são completamente destruídas e transformam-se em uma massa viscosa, dando um aspecto mole à área necrosada.
  • Necrose caseosa: Nesse tipo de necrose, o tecido afetado apresenta uma aparência de massa granular branca, que lembra muito ricota. Ela é encontrada com frequência em casos de tuberculose.
  • Necrose gordurosa: Esse é um tipo especial de necrose que ocorre em áreas de destruição de gorduras por causa da ação de lipases. É encontrada principalmente em casos de pancreatite aguda e na necrose gordurosa da glândula mamária.
  • Necrose de coagulação: Nesse tipo de necrose, observa-se a morte das células, em geral, por causa da hipóxia. Ela ocorre predominantemente em tecidos com alto teor de proteína, e, nesse processo, os tecidos continuam firmes e a sua estrutura permanece por alguns dias. A coloração da área afetada é quase sempre esbranquiçada.


As células necróticas acabam desaparecendo do tecido afetado, primeiramente, por causa da ação das enzimas que atuam no local e, posteriormente, pela fagocitose realizada por macrófagos e leucócitos. Quando não ocorre a rápida destruição desses fragmentos celulares, pode acontecer calcificação da área.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

As células mortas sofrem ação de enzimas, e seus fragmentos são fagocitados no final do processo
As células mortas sofrem ação de enzimas, e seus fragmentos são fagocitados no final do processo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é necrose?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-necrose.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

A gangrena é uma infecção que progride rapidamente
Doenças e patologias
Drogas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola