Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é zooplâncton?

Entender o que é o zooplâncton é essencial para compreender o funcionamento dos ecossistemas aquáticos.

O zooplâncton é formado por organismos microscópicos heterotróficos.
O zooplâncton é formado por organismos microscópicos heterotróficos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

 Em um lago ou rio, por exemplo, há uma grande quantidade de seres vivos, tais como os peixes, plantas aquáticas e algas. Entretanto, pouca atenção é dada aos pequenos organismos que ali vivem e que constituem a comunidade planctônica.

O plâncton pode ser definido como um grupo de organismos que possuem pouca capacidade de locomoção e que são transportados horizontalmente no ambiente aquático. Trata-se de um grupo muito diversificado de organismos, que incluem desde vírus até plantas e animais. Geralmente, o plâncton é dividido em dois grupos: o fitoplâncton, que inclui organismos autotróficos, e o zooplâncton, que engloba organismos heterotróficos.

→ O zooplâncton

O termo zooplâncton é derivado do grego zoon, que significa animal, e planktos, que significa deriva. É constituído por organismos microscópicos e heterotróficos que atuam como herbívoros, carnívoros, detritívoros ou onívoros na teia trófica aquática. Os principais componentes do zooplâncton são protozoários, vermes, crustáceos e larvas de insetos.

O zooplâncton pode ser dividido em duas categorias básicas com base no tempo em que permanecem no plânton: o holoplâncton e o meroplâncton. O holoplâncton, também chamado de zooplâncton permanente, é o organismo que permanece por toda a sua vida no plâncton. Já o meroplâncton, também conhecido como zooplâncton temporário, permanece apenas temporariamente na comunidade planctônica, como é o caso das larvas de insetos e de caranguejos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Importância do zooplâncton

Os zooplânctons são importantes organismos da cadeia trófica aquática, uma vez que servem de alimento para uma variedade de peixes, além de serem os maiores consumidores do fitoplâncton. Além disso, o zooplâncton também pode ser usado como um bioindicador, pois é constituído por seres que respondem rapidamente às mudanças ambientais. Em face dessa propriedade, analisando-se a comunidade, é possível observar como alterações no meio afetam determinadas espécies.

Curiosidade: Você sabia que algumas baleias, apesar de seu grande tamanho, alimentam-se quase que exclusivamente de organismos presentes no zooplâncton? O famoso krill – termo utilizado para nomear um grupo de crustáceos marinhos – faz parte da dieta da baleia-azul, baleia-fin, baleia-franca, entre outras.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é zooplâncton? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-zooplancton.htm. Acesso em 10 de outubro de 2024.

De estudante para estudante