UOL - O melhor conteúdo

O que é ecossistema?

Ecossistemas são caracterizados pela interação e pela interdependência entre as comunidades e o ambiente não vivo.

Imagem explicando o que é ecossistema.
Os ecossistemas são compostos por fatores bióticos e por fatores abióticos.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Afinal, o que é ecossistema? Ecossistemas são constituídos pelas dinâmicas funcionais na interação e interdependência entre comunidades e o ambiente não vivo. Podem ser terrestres, como deserto, pradaria, savana, floresta temperada, floresta tropical, tundra e taiga; ou aquáticos, como lago, rio, córrego, geleira ou marinho.

Os ecossistemas são compostos por fatores bióticos (relacionados aos seres vivos), como as espécies e suas relações ecológicas, e por fatores abióticos (relacionados ao ambiente não vivo), como o clima e o relevo. São partes essenciais da vida na Terra e fazem parte dos ciclos biogeoquímicos. O funcionamento dos ecossistemas afeta todo a vida no planeta, inclusive a humana.

Leia também: Você sabe o que é bioma?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre ecossistema

  • Ecossistemas são constituídos pelas dinâmicas funcionais na interação e interdependência entre comunidades e o ambiente não vivo.
  • Exemplos terrestres são desertos, pradarias, savanas, florestas temperadas, florestas tropicais, tundras e taigas.
  • Exemplos aquáticos são lagos, rios, córregos, geleiras e ecossistemas marinhos.
  • O funcionamento dos ecossistemas está relacionado ao fluxo de matéria e energia.
  • Os ciclos biogeoquímicos e as teias alimentares são parte do funcionamento dos ecossistemas.
  • Os níveis tróficos nas cadeiras alimentares são produtores, consumidores e decompositores.
  • Ecossistemas em regiões com características específicas são chamados de biomas.
  • No Brasil, existem os biomas Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa.
  • As dinâmicas dos ecossistemas são essenciais à vida no planeta.

Exemplos de ecossistemas

Exemplos de ecossistemas.
Exemplos de ecossistemas.

Ecossistemas são caracterizados pelo funcionamento em conjunto entre as comunidades e o ambiente não vivo que habitam de forma integrada e interdependente. Qualquer unidade que delimite comunidades e sua relação com o ambiente não vivo de maneira funcional (não apenas geográfica) pode ser chamada de ecossistema. Uma lagoa, um cultivo de soja, uma área florestal ou uma região desértica são exemplos de ecossistemas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Componentes do ecossistema

Um ecossistema é composto por fatores bióticos e abióticos:

  • Componente biótico de um ecossistema: diz respeito ao que é ligado aos seres vivos e inclui diversos fatores, chamados de fatores bióticos. São exemplos as diferentes espécies que fazem parte de um ecossistema, as relações ecológicas entre elas, e a dinâmica entre as populações de determinada comunidade.
  • Componente abiótico: inclui os fatores abióticos, ou seja, aqueles que dizem respeito ao ambiente não vivo. São exemplos a temperatura, a pluviosidade, o relevo e a composição do solo.

Tipos de ecossistemas

Ecossistemas que são típicos de uma região estão relacionados às características específicas ali encontradas e que estão relacionadas a elementos como clima e relevo. Os fatores bióticos e abióticos estão relacionados a essas características.

Os ecossistemas terrestres podem ser, de modo geral, descritos como:

  • deserto;
  • pradaria;
  • savana;
  • floresta temperada;
  • floresta tropical;
  • tundra;
  • taiga.

Os ecossistemas aquáticos podem descritos como:

  • lago;
  • rio;
  • córrego;
  • geleira;
  • mangue ou marinhos (mares e oceanos).

Ecossistemas e os fatores bióticos e abióticos

Os ecossistemas são definidos pela interação funcional entre os fatores bióticos e abióticos em determinada região. A dinâmica entre esses fatores estabelece fluxo de energia e de matéria com ciclagem de materiais entre os componentes vivos (fatores bióticos) e não vivos (fatores abióticos).

Funcionamento do ecossistema

O funcionamento do ecossistema pode ser compreendido com base no fluxo de matéria e energia, que envolve os ciclos biogeoquímicos e as teias alimentares.

  • Ciclos biogeoquímicos: envolvem processos naturais que incluem fatores bióticos e abióticos e que dizem respeito ao ciclo da matéria. São exemplos os ciclos da água, do oxigênio, do carbono e do nitrogênio.
Ciclo do carbono, um exemplo de ciclo biogeoquímico e que possui relação direta com o funcionamento dos ecossistemas.
O ciclo do carbono é um exemplo de ciclo biogeoquímico e que tem relação direta com o funcionamento dos ecossistemas.
  • Teias alimentares: são compostas pelas interações entre diferentes cadeias alimentares, que são analisadas a partir dos níveis tróficos e apresentam fluxo de energia unidirecional. Os organismos nos diferentes níveis tróficos podem ser classificados em produtores, consumidores e decompositores.
    • Produtores: são os organismos autotróficos fotossintetizantes que produzem o próprio alimento e obtêm sua energia da luz solar; são a fonte primária de energia dos ecossistemas.
    • Consumidores: são os organismos heterotróficos que se alimentam de outros organismos. Os consumidores primários se alimentam dos produtores, enquanto os consumidores secundários se alimentam dos consumidores primários. Os consumidores terciários são aqueles que se alimentam dos secundários, e assim por diante.
    • Decompositores: são os organismos que realizam a decomposição da matéria orgânica, ou seja, se alimentam dos organismos que já morreram. São parte essencial de ciclagem de nutrientes, pois a sua ação devolve ao ambiente os compostos que foram utilizados anteriormente nos outros níveis tróficos.
    • Fluxo de energia: o fluxo de energia é unidirecional e se inicia sempre com os produtores, que obtêm energia da luz solar. Ao se alimentar de outro ser vivo, um organismo obtém energia para si e uma parcela dessa energia é perdida. Dessa forma, a energia vai diminuindo ao longo da cadeia alimentar e, por isso, é unidirecional.
Cadeia alimentar que compõe uma teia alimentar, parte importante do funcionamento de um ecossistema.
As cadeias alimentares são compostas por diferentes níveis tróficos (produtores, consumidores e decompositores) e têm fluxo de energia unidirecional.

Acesse também: O que é biosfera?

Ecossistemas do Brasil

Ecossistemas são chamados de biomas quando têm características específicas relacionadas à determinada região. Os biomas do Brasil são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

  • Amazônia: situada principalmente na região Norte do país, é um tipo de floresta tropical úmida que tem uma das maiores diversidades de espécies do planeta.
  • Caatinga: predominante na região Nordeste, é um bioma árido com espécies adaptadas ao clima seco e poucas chuvas.
    Cerrado: está presente predominantemente nas região Sudeste e Centro-Oeste. É composto de vegetação arbustiva e tortuosa e tem clima tropical sazonal.
  • Pantanal: é a maior planície inundável contínua do planeta. Está presente na região Centro-Oeste e tem uma diversidade de espécies endêmicas.
  • Mata Atlântica: está presente na região Sudeste e se estende pelas regiões serranas de toda a costa brasileira. É uma floresta tropical úmida e muito ameaçada, tendo cerca de 90% de sua cobertura original devastada.
  • Pampa: região de pastagens naturais predominante na região Sul do Brasil e tem clima temperado.

Para saber mais sobre os biomas do Brasil, clique aqui.

Importância dos ecossistemas

Os ecossistemas são caracterizados por dinâmicas que são essenciais à manutenção da vida no planeta. Todos os seres vivos dependem das interações nos ecossistemas para sobreviver. Desde a agricultura aos locais mais remotos e selvagens, todos os seres vivos dependem dessas relações ecológicas para sua sobrevivência.

Exercícios resolvidos sobre ecossistema

Questão 1

(Enem) Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas. Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são

A) aves.

B) algas.

C) peixes.

D) insetos.

E) caranguejos.

Resolução:

Alternativa B.

A produtividade primária ocorre nos produtores, que são sempre organismos autotróficos fotossintetizantes. A única alternativa que contempla essa característica é a alternativa B.

Questão 2

(Enem) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático. Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

A) eutrofização.

B) proliferação de algas.

C) inibição da fotossíntese.

D) fotodegradação da matéria orgânica.

E) aumento da quantidade de gases dissolvidos.

Resolução:

Alternativa C.

O processo de funcionamento dos ecossistemas que depende da luz solar e que pode ser afetado pelo escurecimento das águas é a fotossíntese.

Fontes

ODUM, E.; BARRET, GW. Fundamentos de ecologia. 5 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

RICKLEFS, RE. A economia da natureza. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

Escritor do artigo
Escrito por: Marilia Lazarin Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAZARIN, Marilia. "O que é ecossistema?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ecossistema.htm. Acesso em 26 de abril de 2025.

De estudante para estudante