Ao estudar Genética, alguns termos aparecem com frequência e são extremamente importantes para a compreensão de alguns processos. Um desses termos é o alelo, um conceito que se refere às diferenças entre os genese que está diretamente ligado a outros dois importantes pontos da Genética: organismos homozigotos e heterozigotos.
Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
Em organismos diploides, como os humanos, os cromossomos provêm dos progenitores, sendo um grupo oriundo da mãe e outro oriundo do pai. Analisando os genes de um indivíduo, podemos perceber, por exemplo, que nos cromossomos homólogos provenientes da mãe pode haver um gene A para determinada característica, e nos provenientes do pai pode ser encontrado um gene a. Apesar de A e a serem o mesmo gene, eles apresentam-se modificados, determinando algumas alterações para a mesma característica. Sendo assim, A e a são os alelos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É importante frisar que os alelos são sempre representados por letras. O alelo é representado por letra minúscula quando é recessivo, ou seja, quando se expressa apenas aos pares (Ex.: aa). Já o alelo dominante é representado por letra maiúscula e expressa-se mesmo em dose simples (Ex.: AA ou Aa).
O que é homozigoto?
Denomina-se de homozigoto, ou puro, aquele indivíduo que apresenta uma característica determinada por alelos iguais. Com base no exemplo do gene A, um indivíduo homozigoto pode ser AA ou aa. Nesses casos, é possível perceber que o indivíduo apresenta apenas um tipo de gameta, ou seja, caso um homem seja AA, seus espermatozoides carregarão o alelo A.
O que é heterozigoto?
Denomina-se de heterozigoto, ou híbrido, o indivíduo que possui uma determinada característica condicionada por dois alelos diferentes. Assim sendo, para o gene A, um indivíduo heterozigoto pode ser representado por Aa. Nesse caso, ocorre a formação de dois tipos de gameta, ou seja, se o indivíduo em questão for um homem Aa, ele poderá produzir espermatozoides que carregarão o alelo A ou o alelo a.
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"O que é alelo?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-alelo.htm. Acesso em 21 de novembro
de 2024.