Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é diafragma?

O que é Biologia?

Ao entender o que é diafragma e suas principais características, passamos a compreender melhor como ocorre o processo de respiração pulmonar.
PUBLICIDADE

Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.

→ Características do músculo diafragma

O diafragma é uma lâmina musculotendínea (músculos intermediados por tendões) que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Sua face superior está voltada para a cavidade torácica e a superfície inferior volta-se para a cavidade abdominal. Esse músculo fixa-se perifericamente ao processo xifoide do esterno, na margem costal da parede torácica, nas costelas XI e XII, em ligamentos que atravessam a parede abdominal posterior e em vértebras lombares.

Essa estrutura apresenta o formato de cúpula e destaca-se como o principal músculo relacionado à respiração. O diafragma, por causa de sua localização entre o tórax e o abdome, é atravessado por várias estruturas importantes, como o esôfago, que atravessa a parte muscular do diafragma. Além desse órgão, outros exemplos de estruturas que passam pelo diafragma são os nervos vagos, a aorta e a veia cava inferior.

→ Função do diafragma na respiração

Nos movimentos respiratórios, o diafragma possui uma função primordial, uma vez que a movimentação desse músculo altera significativamente o tamanho vertical do tórax. As fibras do músculo do diafragma convergem para uma região tendinosa, chamada de centro tendíneo, localizada no centro da cúpula. Quando o músculo contrai-se na inspiração, a cúpula é puxada e ocorre a depressão da estrutura. Quando ocorre o relaxamento na expiração, o diafragma eleva-se.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O movimento respiratório não depende, no entanto, apenas do diafragma. Na inspiração, ocorrem a contração dos músculos intercostais, o que provoca a elevação das costelas, e a contração do diafragma, promovendo o aumento da cavidade torácica. Esses dois processos garantem a diminuição da pressão dos pulmões, permitindo a entrada de ar. Na expiração, por sua vez, os músculos relaxam e o pulmão retrai passivamente.

→ Método contraceptivo denominado diafragma

Além do músculo conhecido como diafragma, existe um método contraceptivo que recebe esse mesmo nome. Esse método consiste em um anel flexível coberto no centro por uma membrana de látex ou silicone que apresenta formato de cúpula. Ele é colocado dentro da vagina de modo a proteger o colo do útero. O diafragma é um método de barreira, pois impede o acesso dos espermatozoides ao útero e às tubas uterinas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O diafragma está localizado entre a cavidade torácica e a abdominal
O diafragma está localizado entre a cavidade torácica e a abdominal

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é diafragma?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-diafragma.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola