Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é espermatozoide?

Compreender o que é um espermatozoide e suas funções é fundamental para aprender a respeito da reprodução humana e suas diversas etapas.

O espermatozoide é a célula masculina responsável pela reprodução
O espermatozoide é a célula masculina responsável pela reprodução
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os espermatozoides são os gametas masculinos dos animais, sendo responsáveis, portanto, pela reprodução sexuada nesses organismos. Eles são formados a partir da gametogênese, mais precisamente a espermatogênese, e possuem a informação genética proveniente do indivíduo do sexo masculino. Os espermatozoides, assim como os ovócitos, são células haploides, ou seja, possuem apenas metade do número cromossômico de uma espécie.

Partes do espermatozoide

O espermatozoide humano apresenta uma estrutura básica: cabeça, colo e cauda.

  • Cabeça – é o local onde está localizado o núcleo. Na sua porção anterior, encontra-se o acrossoma, uma estrutura originada do complexo golgiense em forma de capuz que libera uma enzima e cobre metade da cabeça do espermatozoide. É a presença dessas enzimas que garante que o espermatozoide consiga entrar no ovócito secundário e haja a fecundação.

  • Colo – é a região de junção entre a porção da cabeça e cauda;

  • Cauda – possui três regiões distintas: a peça intermediária, a peça principal e a peça terminal. A porção intermediária é local onde estão localizadas as mitocôndrias dessa célula, as quais são responsáveis por realizar o processo de respiração celular e fornecem a energia necessária para esse gameta conseguir locomover-se.

Durante a formação dos espermatozoides, podem surgir alguns defeitos, gerando espermatozoides anormais. Esses espermatozoides são vistos com relativa frequência e estima-se que mais de 10% de todos os espermatozoides que são eliminados em uma ejaculação apresentem algum problema. Entre as modificações observadas, destacam-se a presença de espermatozoides com tamanhos muito acima ou muito abaixo da média, alguns aparecem unidos e com duas cabeças e existem ainda aqueles com tamanho de cabeça anormal. Esses espermatozoides geralmente apresentam motilidade afetada, não sendo capazes de fecundar os ovócitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferenças entre os ovócitos e os espermatozoides

O ovócito secundário (gameta feminino) e os espermatozoides apresentam várias diferenças, tais como:

  • O espermatozoide é bem menor que o ovócito secundário;

  • O espermatozoide é um gameta móvel em virtude da presença de flagelos, enquanto o ovócito secundário é imóvel;

  • O espermatozoide pode conter o cromossomo X ou Y, enquanto o ovócito secundário apresenta apenas cromossomo X. É por isso que se fala que o homem é o responsável pela determinação do sexo em bebês;

  • Na gametogênese, uma espermatogônia dá origem a quatro espermatozoides, enquanto uma ovogonia da origem a apenas um ovócito secundário.

Curiosidade: Você sabia que os espermatozoides não sobrevivem mais que 48 horas no trato genital feminino?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é espermatozoide?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-espermatozoide.htm. Acesso em 06 de novembro de 2024.

De estudante para estudante