Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é fenótipo?

O que é Biologia?

A compreensão do que é fenótipo possibilita entender melhor as diferenças apresentadas entre os organismos e suas mudanças ao longo do tempo.
PUBLICIDADE

Fenótipo é um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo. Nesse sentido, incluem-se nesse conjunto as características morfológicas e fisiológicas de um indivíduo.

O que determina o fenótipo?

Como dito anteriormente, o fenótipo nada mais é que a totalidade das características observáveis de um indivíduo, as quais são determinadas pelo conjunto de nossos genes. Diante disso, podemos dizer que o fenótipo é a expressão do genótipo. Entretanto, é importante salientar que o fenótipo não é determinado apenas pelos genes, sofrendo influência também do meio no qual esteja inserido um indivíduo.

Costuma-se resumir a relação entre genótipo e fenótipo da seguinte forma:

Genótipo + Ambiente → Fenótipo

Um exemplo fácil de ser compreendido em relação ao fenótipo é a cor da nossa pele. Imagine que uma pessoa apresente pele clara, mas, após alguns dias na praia, verifica-se o seu escurecimento por causa da produção de melanina. A cor de pele clara foi determinada geneticamente, entretanto, seu tom é influenciado pelo meio, nesse caso, pela exposição ao sol na praia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos perceber, portanto, que o fenótipo é variável ao longo do desenvolvimento de um indivíduo e que o apresentado no momento atual é dependente do fenótipo apresentado anteriormente pelo organismo. Isso é facilmente notado quando observamos uma criança e suas mudanças ao longo dos anos de vida.

Todo o fenótipo é facilmente observável?

Geralmente, quando falamos que o fenótipo é uma característica observável, enfatizamos características como pele, cabelo e olhos. Entretanto, o fenótipo não é apenas a aparência física do organismo. Um exemplo que gera confusão é o tipo sanguíneo. Quando dizemos que alguém tem sangue A, B, AB ou O, estamos referindo-nos a seu fenótipo que, apesar de não ser observado facilmente, pode ser identificado por meio de técnicas laboratoriais.
 


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A pele é uma característica fenotípica determinada pelos genes que pode ser alterada com a ação do meio
A pele é uma característica fenotípica determinada pelos genes que pode ser alterada com a ação do meio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é fenótipo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fenotipo.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola