Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é ser vegano?

O que é Biologia?

Muitas pessoas se perguntam o que é ser vegano. A resposta é simples: ser vegano é adotar um estilo de vida que luta pelo respeito e bem-estar dos animais.
PUBLICIDADE

Ser vegano é ter um estilo de vida que busca acabar com toda e qualquer exploração contra os animais. Diferentemente do que muitos pensam, os veganos não se preocupam apenas em excluir os itens derivados de animais da sua dieta. Eles também se preocupam com os cosméticos que usam, com as roupas que vestem, com o uso de animais para testes e até mesmo com o uso de animais para entretenimento.

De acordo com o site “Seja Vegano”, vegana é uma pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

Alimentação vegana

Os veganos não se alimentam de nenhum produto que contenha carne, ovos, leite, mel ou outros ingredientes derivados de animais. A dieta é, portanto, baseada, principalmente, em consumo de vegetais, como legumes, hortaliças, feijão, arroz, frutas, castanhas e tantos outros.

Os produtos industrializados são um grande desafio para os veganos, pois muitas vezes, nem imaginamos que um determinado alimento ou bebida apresenta componentes de origem animal. Desse modo, é importante pesquisar bem o que se estar consumindo e entender bem os processos de fabricação do que se ingere.

A dieta vegana é baseada no consumo de produtos de origem vegetal.
A dieta vegana é baseada no consumo de produtos de origem vegetal.

Outro ponto que merece destaque quando o assunto é alimentação vegana é a necessidade de se conseguir aqueles nutrientes que são essenciais para nossa saúde e que geralmente são mais encontrados em produtos de origem animal. Para saber como substituir esses alimentos a ajuda de um nutricionista pode ser essencial.

Um dos grandes problemas está relacionado com a vitamina B12, a qual está presente em quantidade significativa apenas em produtos de origem animal. Como essa vitamina não está disponibilizada adequadamente para uma pessoa com dieta vegana, é necessário realizar a suplementação. Vale salientar que a falta de vitamina B12 está relacionada com anemia e alterações neurológicas.

Antes de adotar uma dieta vegana, converse com um profissional para entender melhor as propriedades de cada alimento e desse modo fazer escolhas saudáveis na dieta.


Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veganos e a experimentação animal

Os veganos são pessoas que não aceitam nenhuma forma de exploração dos animais. Isso significa que essas pessoas não consomem produtos que são testados nesses seres vivos, como cosméticos e produtos de higiene, por exemplo. Atualmente, várias marcas já se adequaram a essa realidade e comercializam produtos que não são testados em animais. A lista dessas empresas é facilmente obtida na internet.

Os veganos, de maneira geral, não utilizam produtos testados em animais.
Os veganos, de maneira geral, não utilizam produtos testados em animais.

Vale salientar, no entanto, que alguns medicamentos e vacinas são testadas em animais e não apresentam um substituto para atender os veganos. Alguns sites voltados ao público vegano, no entanto, salienta que o veganismo é realizado na medida do possível e nesses casos o vegano pode consumir esses produtos de modo a garantir a sua saúde.

Leia também: Importância da vacinação

Veganos e o vestuário

Como sabemos, os veganos não consomem nada que possua origem animal, incluindo as peças de vestuário. Desse modo, o vegano deve estar atento ao que usa, nunca consumindo produtos que utilizam, por exemplo, pele de animais, couro, seda, penas e plumas, por exemplo.

Veganos e o entretenimento animal

Os veganos são pessoas que também não consomem o entretenimento animal, ou seja, não frequentam zoológicos, aquários, circos ou rodeios. Essas pessoas, por se preocuparem com o bem-estar animal, não compactuam com essa forma de entretenimento, que muitas vezes causa danos aos animais ali expostos.

Vemos, portanto, que ser vegano é muito mais do que não comer alimentos derivados de animais é lutar todos os dias para que a crueldade contra os animais seja eliminada.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

As pessoas veganas preocupam-se com a alimentação, entretanto, ser vegano vai muito além do alimento.
As pessoas veganas preocupam-se com a alimentação, entretanto, ser vegano vai muito além do alimento.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é ser vegano?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ser-vegano.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola