Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é autofagia?

Ao compreender o que é a autofagia e como esse processo ocorre, torna-se mais fácil entender a importância desse mecanismo para o funcionamento da célula.

Durante o processo de autofagia, ocorre a formação de vesícula e a ação de lisossomos.
Durante o processo de autofagia, ocorre a formação de vesícula e a ação de lisossomos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Autofagia é uma palavra de origem grega (auto = eu e fagia = comer) que significa “comer a si mesmo”. O termo foi utilizado em 1963 por Christian de Duve, durante um simpósio sobre lisossomos, para descrever processos que envolviam vesículas associadas a essas estruturas, as quais estariam relacionadas à reciclagem celular.

Tópicos deste artigo

Como ocorre o processo de autofagia?

A autofagia acontece quando as células englobam e degradam porções de seu próprio citoplasma. Nesse processo, formam-se membranas, de origem ainda controversa, que englobam porções do citoplasma, produzindo uma estrutura fechada denominada de vacúolo autofágico ou autofagossomo. Posteriormente, o vacúolo une-se a lisossomos, dando origem ao autolisossomo ou autofagolissomo. As enzimas encontradas nos lisossomos serão, então, responsáveis por garantir que o material interno e a membrana sejam degradados (Veja o processo ilustrado no início deste texto).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao degradar essas partículas, a célula faz, por exemplo, a reciclagem de proteínas, lipídios, nucleotídeos, aminoácidos e ácidos graxos. Esse processo também possibilita uma limpeza da célula, degradando macromoléculas malformadas, por exemplo. Além disso, relaciona-se com vários outros processos, como remodelação celular, defesa do hospedeiro e até mesmo doenças como o câncer, uma vez que a interrupção da autofagia pode acelerar a carcinogênese.

Imagem contendo a definição de autofagia.

Quando as células fazem autofagia?

Hoje sabemos que o processo de autofagia é realizado pelas células para, entre outras funções, manter o seu equilíbrio e realizar suas atividades normais. As células fazem a autofagia em várias situações, como quando ocorre:

  • Acúmulo de organelas com defeito;

  • Acúmulo de agregados proteicos grandes;

  • Escassez de alimento;

  • Temperaturas elevadas;

  • Pouco oxigênio.

Tipos de autofagia

A autofagia pode apresentar-se de três formas diferentes:

  • Autofagia mediada por chaperona: Esse processo, observado em células de mamíferos, é desencadeado quando a proteína do choque térmico (PCT) interage com macromoléculas alteradas presentes no citoplasma da célula.

  • Microautofagia: Nesse caso, os componentes do citoplasma são incorporados diretamente pelos lisossomos.

  • Macroautofagia ou autofagia: é o tipo mais estudado e o que foi descrito neste texto.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é autofagia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-autofagia.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante