Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é meiose?

O que é Biologia?

Compreender o que é meiose possibilita-nos entender a função dessa divisão celular para os animais e vegetais e a diferenciá-la da mitose.
PUBLICIDADE

A divisão celular é um processo em que uma célula, chamada de célula-mãe, divide-se e origina outra, chamada de célula-filha. Na mitose, uma célula divide-se originando duas células-filhas diploides, e, na meiose, o final do processo gera quatro células haploides. A meiose é, portanto, um processo de divisão reducional.

→ Fases da meiose

A meiose inicia-se após a duplicação dos cromossomos, que ocorre na chamada interfase. Depois dessa duplicação, inicia-se a primeira das duas divisões que ocorrerão nesse processo de divisão celular.

Primeira Divisão Meiótica

  • Prófase I: Nessa etapa, inicialmente, observa-se o pareamento dos cromossomos homólogos. Esse emparelhamento é chamado de sinapse, e os cromossomos homólogos são aqui chamados de bivalentes. Nesse momento, pode ocorrer o chamado crossing-over, que acontece quando porções das cromátides são quebradas e unidas a seguimentos correspondentes em suas homólogas. Os pontos em que acontece o crossing-over apresentam a conformação em forma de X e são chamados de quiasmas. Ao final da prófase 1, o envoltório do núcleo fragmenta-se e os pares homólogos movem-se em direção à placa metafásica. Por ser uma fase muito longa, costuma-se dividi-la em cinco subfases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.

  • Metáfase I: Os pares de cromossomos homólogos estão organizados na placa metafásica, na região mediana da célula. As cromátides de um homólogo estão ligadas ao microtúbulo do cinetocoro de um polo, e as outras cromátides estão ligadas ao microtúbulo do polo oposto.

  • Anáfase I: Os cromossomos homólogos separam-se e movem-se em direção aos polos opostos guiados pelas fibras do fuso. Observe que nesse ponto os centrômeros não se separam e as cromátides permanecem juntas. A separação ocorre apenas entre os homólogos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Telófase I: Cada metade da célula forma um conjunto haploide completo de cromossomos duplicados, constituídos de duas cromátides-irmãs. Simultaneamente com essa fase, acontece a citocinese, que separa a célula em duas célula-filhas.

Observe uma representação do processo de meiose
Observe uma representação do processo de meiose

Segunda Divisão Meiótica

  • Prófase II: Formam-se as fibras do fuso, e os cromossomos (com suas duas cromátides) são movidos em direção à placa metafásica.

  • Metáfase II: Cromossomos estão posicionados na região mediana da célula. Os cinetocoros das cromátides-irmãs estão ligados ao microtúbulo de cada polo.

  • Anáfase II: Ocorre a separação das cromátides-irmãs, e cada uma delas parte para um polo oposto.

  • Telófase II: O núcleo é formado, o cromossomo descondensa-se e uma nova citocinese ocorre. Formam-se, nesse ponto, quatro células-filhas, com metade do número de cromossomos da célula que as originou.

→ Função da meiose para animais e plantas

Esse processo de divisão celular é muito importante para animais e plantas, pois, nesses grupos, relaciona-se à produção de gametas ou de esporos (em plantas). Por reduzir pela metade o número de cromossomos, esse processo garante, após a fecundação, o restabelecimento do número de cromossomos em uma espécie. Além disso, a meiose possibilita a variabilidade genética.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os gametas são formados pelo processo de meiose
Os gametas são formados pelo processo de meiose

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é meiose?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-meiose.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola