A clorofila (do grego: chloros, verde + phyllon, folha) é um pigmento encontrado em plantas, algas e algumas bactérias que apresenta como característica mais marcante sua coloração verde. A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde. Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada.
A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese. Assim sendo, ela é essencial para a manutenção do oxigênio disponível no planeta. Vale destacar que, além disso, esse pigmento possui importância comercial, sendo utilizado, por exemplo, como antioxidante e corante em alimentos.
→ Estrutura da clorofila
A clorofila é uma molécula pertencente à classe das porfirinas. Ela se destaca pela presença de quatro anéis pirrólicos e um anel isocíclico, que são ligados entre si por pontes metilênicas. No interior da molécula, existe um átomo de magnésio coordenado aos anéis.
A figura acima representa a estrutura da clorofila a, um importante pigmento da fotossíntese
→ Tipos de clorofila
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A clorofila é um grupo de pigmentos existente em diferentes espécies de organismos. Existem três tipos básicos de clorofila: clorofila a, b e c, além da bacterioclorofila e clorofila clorobium. Veja a seguir algumas das características principais dessas clorofilas:
-
Clorofila a: Esse tipo de clorofila está presente em cianobactérias e em todos os eucariontes capazes de realizar fotossíntese. Ela é formada por um íon de magnésio ligado a um anel de porfina contendo nitrogênio, no qual está presa uma cadeia hidrocarbônica. Nos vegetais, esse pigmento representa 75% dos pigmentos presentes.
-
Clorofila b: Essa clorofila está presente em plantas, algas pertencentes ao grupo das euglenófitas e algas verdes. Diferentemente da clorofila a, a clorofila b atua na fotossíntese como um pigmento acessório, garantindo uma ampliação da faixa de luz que pode ser usada nesse processo.
-
Clorofila c: Essa clorofila é encontrada em algas pardas e diatomáceas. Ela atua como um substituinte da clorofila b.
-
Bacterioclorofila: Pigmento encontrado em bactérias purpúreas.
-
Clorofila clorobium: Pigmento encontrado em bactérias verdes sulfurosas.
CURIOSIDADE: O termo clorofila foi proposto em 1818, por Pelletier e Caventou, para nomear a substância de coloração verde que sai das folhas após tratamento com álcool.
Por Ma. Vanessa dos Santos