Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é xilema?

O que é Biologia?

Sobre o que é xilema e suas principais características, é possível afirmar que esse tecido possui a função de conduzir água e sais mineirais por todo o corpo do vegetal.
PUBLICIDADE

O xilema é um tecido importante para o vegetal e, assim como o floema, é considerado um tecido de condução. A principal função do xilema é garantir que a água e os sais minerais sejam levados da raiz para outras partes do vegetal, de maneira eficiente.

→ Características gerais do xilema

O xilema é um tecido vascular encontrado por todo o corpo da planta que apresenta células, em sua grande maioria, com paredes espessas e lignificadas. Nesse tecido, observamos tipos celulares como os elementos traqueais, as fibras e as células parenquimáticas. Por possuir esses vários tipos celulares, dizemos que se trata de um tecido complexo.

  • Elementos traqueais

Os elementos traqueais são as células especializadas na condução que se tornam mortas na maturidade e com pontoações, isto é, locais onde não há deposição de parede secundária. Podemos classificar os elementos traqueais em dois tipos: traqueides e elementos de vaso.

As traqueides são consideradas células mais primitivas quando comparadas com os elementos de vaso. Elas são imperfuradas e apresentam várias pontoações em suas paredes, que garantem a condução. Essas células de condução são típicas das gimnospermas, mas podem também ocorrer em famílias mais primitivas de angiospermas.

Os elementos de vaso, por sua vez, apresentam perfurações em suas paredes, as quais servem de comunicação entre as células. Essas perfurações, diferentemente das pontoações, são locais totalmente abertos que não possuem paredes primárias nem secundárias. Por causa dessas perfurações, os elementos de vaso formam grandes canais por onde a água flui com facilidade. Os elementos de vaso são encontrados em angiospermas e em algumas espécies de gimnospermas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Fibras

As fibras são células alongadas com extremidades afiladas que possuem paredes espessas e lignificadas e, por causa dessas características, apresentam-se mortas na maturidade. Nesse tecido, encontramos dois tipos básicos de fibras: as fibrotraqueides e as fibras libriformes. As fibrotraqueides têm pontoações areoladas (a parede secundária forma uma espécie de projeção sobre a pontoação), e as libriformes possuem pontoação simples.

  • Células parenquimáticas

No xilema, o parênquima atua como um tecido de reserva, que armazena diferentes substâncias, tais como o amido. Além do armazenamento de substâncias, essas células desempenham a função de translocação de substâncias por uma curta distância.

→ Xilema primário e secundário

No corpo de um vegetal, encontramos xilema primário e secundário. O xilema primário é formado durante o crescimento primário da planta a partir do procâmbio, e o xilema secundário é formado a partir do câmbio vascular durante o crescimento secundário do vegetal. Outra diferença é que, no xilema primário, as células organizam-se no sistema axial (o maior comprimento das células é paralelo ao eixo vertical desse órgão); e, no secundário, estão organizados nos sistema axial e radial (células com maior comprimento perpendicular ao eixo vertical da planta).


Por Ma. Vanessa dos Santos

O xilema está indicado na imagem pelos asteriscos (*)
O xilema está indicado na imagem pelos asteriscos (*)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é xilema?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-xilema.htm. Acesso em 21 de novembro de 2019.

Observe a posição do floema na monocotiledônea (*)
O que é Biologia?
Os meristemas apresentam grande capacidade de divisão celular
O que é Biologia?
Biologia
As gotas nas margens das folhas representam a gutação
Biologia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola