Topo
pesquisar

Saúde na escola

Saúde na escola

Abordar a saúde na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral e conscientizar sobre a necessidade de uma vida saudável.
A escola é o local ideal para adquirir conhecimentos sobre os vários campos da vida
A escola é o local ideal para adquirir conhecimentos sobre os vários campos da vida
PUBLICIDADE

A escola é um local onde aprendemos sobre os mais diferentes assuntos, tornando-nos capazes de entender o planeta e sua história, as leis físicas e químicas que atuam sobre nós, bem como os processos biológicos relacionados a todas as formas de vida, entre inúmeros outros temas. É na escola também que aprendemos a nos relacionar com várias outras pessoas e temos noções de responsabilidade e respeito ao próximo. A escola é, portanto, um local onde adquirimos conhecimentos importantes para todos os âmbitos da nossa vida.

Diante da importância da escola na formação de um cidadão, é fundamental que a saúde seja abordada em sala de aula. Ensinar aos alunos noções básicas de higiene, estimulá-los a trabalhar o corpo e a mente e fornecer conhecimento sobre as várias doenças que atingem os seres humanos é uma forma de melhorar a qualidade de vida de toda a população.

O que é saúde?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, podemos definir saúde como uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não possui doenças, mas aquela que está bem consigo mesma em todos os aspectos. Percebe-se aí que a saúde é uma realidade difícil de ser atingida, uma vez que o completo bem-estar depende de vários fatores, tais como condições socioeconômicas e equilíbrio neuropsíquico.

Qual a importância de se trabalhar saúde na escola?

A escola é essencial na formação dos cidadãos em seus mais variados aspectos. A saúde é um desses aspectos e a escola atua, entre outros pontos:

  • Orientando os alunos para uma alimentação saudável;

  • Estimulando a prática de atividades físicas;

  • Promovendo atividades que ajudem nas relações interpessoais;

  • Evitando que os alunos se exponham a situações que possam afetar sua saúde;

  • Ajudando os alunos a identificar situações de risco;

  • Promovendo a conscientização sobre a necessidade de uma vida saudável;

  • Estimulando atitudes de promoção da saúde.

Diante da importância da relação escola e saúde, apresentamos aqui uma série de textos (estão logo mais abaixo, é só descer o cursor do mouse) que lhe trarão importantes informações sobre como ter uma vida saudável, além de algumas informações sobre importantes doenças que afetam a população. Um maior destaque é dado àquelas doenças que afetam as crianças em idade escolar, o que ajudará alunos, pais e a comunidade escolar a lidar com esse problema.

Boa leitura!!!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Listagem de Artigos

artigos Saúde na escola
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA