Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Água com sabão ou álcool em gel: qual o mais eficaz?

Saúde na escola

Água com sabão ou álcool em gel? Saiba que as duas formas de higienização das mãos são eficazes, entretanto, a sujeira visível só é retirada com água e sabão.
O uso de álcool em gel é importante na prevenção de doenças.
O uso de álcool em gel é importante na prevenção de doenças.
PUBLICIDADE

O álcool em gel tornou-se o queridinho quando o assunto é higienização das mãos. Muitas pessoas levam esse produto para todos os lugares e utilizam-no sempre que necessitam realizar uma limpeza rápida das mãos. No entanto, será que usar o álcool em gel é realmente tão bom quanto lavar as mãos com água e sabão? A seguir daremos a resposta para esse tema e falaremos como a higiene pode ser importante para prevenir doenças.

Leia também: 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados

Álcool em gel x água e sabão

Muitas pessoas perguntam-se se o álcool em gel é tão bom quanto lavar as mãos. A resposta é bastante simples: tanto o uso de álcool em gel quanto o de água e sabão são importantes para limpar as nossas mãos e prevenir até mesmo algumas doenças, como a gripe. Entretanto, o álcool não pode simplesmente substituir a água e o sabão, uma vez que a retirada da sujeira não pode ser feita com o álcool.

Lavar as mãos com água e sabão é essencial para retirar sujeiras visíveis.
Lavar as mãos com água e sabão é essencial para retirar sujeiras visíveis.

A função primordial do álcool em gel é reduzir o número de micro-organismos em nossas mãos, sendo, portanto, um importante aliado na prevenção de certas doenças. Contudo, a água e o sabão, além de atuarem nesse processo, são essenciais para retirar aquela sujeira visível. Sendo assim, se as mãos estiverem visivelmente sujas, deve-se lavar a mão com água e sabão e não somente utilizar o álcool.

A utilização de álcool em gel pode substituir a higienização das mãos com água e sabão quando essas não estiverem sujas.

Vale salientar que, apesar da recomendação de utilizar-se álcool na redução de micro-organismos, nem todo tipo de álcool é eficiente. Para reduzir bactérias e vírus, a concentração do álcool deve ser de 70%. O álcool com concentração inferior a 70% não apresenta eficiência, e quando está com concentração acima de 90%, pode desencadear irritações.

Leia também: Cinco doenças transmitidas por contato

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atenção ao uso de álcool em gel

O álcool em gel é um importante aliado na luta contra micro-organismos causadores de doenças, entretanto o consumidor deve ficar atento ao comprar esse produto. Como qualquer outro produto, é fundamental estar atento à data de validade, analisar a integridade da embalagem e verificar se o rótulo está legível, com todas as informações necessárias sobre o produto, tais como registro, modo de usar e precauções.

O uso de álcool em gel deve ser feito em mãos visivelmente limpas.
O uso de álcool em gel deve ser feito em mãos visivelmente limpas.

Vale destacar que o álcool em gel deve ser usado para limpar mãos e braços, mas, para limpar superfícies, a recomendação é o uso do álcool líquido. Para a limpeza das mãos com o álcool, deve-se colocar uma quantidade pequena do produto (o suficiente para cobrir as mãos) e realizar o movimento de fricção até que o álcool evapore. As mãos devem estar secas e visivelmente limpas.

Saiba mais: Água

A importância de limpar sempre as mãos

A higienização das mãos é uma das principais formas de prevenir-se doenças. Isso se deve ao fato de que nossa mão está constantemente em contato com vírus e bactérias, os quais podem estar nas superfícies que tocamos e até mesmo em outras pessoas.

Quando tocamos, por exemplo, nossa boca, olhos e nariz com as mãos contaminadas, podemos adquirir doenças. Dentre as doenças que podemos contrair devido à falta de higienização adequada das mãos, podemos citar a diarreia e a gripe, inclusive a temida H1N1.

A higienização das mãos deve ser feita sempre:

  • antes de comer;

  • após utilizar o banheiro;

  • quando for preparar o alimento e após seu preparo;

  • antes de realizar curativos;

  • sempre que tiver contato com pessoas doentes.

Não deixe de ler: Importância de lavar as mãos

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Água com sabão ou álcool em gel: qual o mais eficaz?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/agua-com-sabao-ou-alcool-gel-qual-mais-eficaz.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Conheça 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados e entenda como os hábitos de higiene são importantes para evitar enfermidades.
Saiba mais sobre higiene infantil por meio deste texto. Nele damos cinco dicas importantes de hábitos de higiene que toda criança deve ter.
Conheça cinco doenças transmitidas por contato direto e indireto e entenda como medidas simples podem evitar essas contaminações.
Aprenda a preparar de forma bem simples o álcool 70% para higienização de cantinas escolares públicas e particulares, bem como para a limpeza doméstica.
Clique aqui e descubra a importância de lavar as mãos para a manutenção da saúde.
Saiba como o aumento na produção de álcool em gel, os detalhes da composição e as iniciativas para suprir a demanda deixaram o álcool em gel pegajoso.