Topo
pesquisar

Cinco doenças transmitidas por contato

Saúde na escola

Várias são as doenças transmitidas por contato direto e indireto, sendo assim, devemos evitar a interação íntima com doentes e o compartilhamento de objetos pessoais.
A conjuntivite é um exemplo de doença transmitida pelo contato
A conjuntivite é um exemplo de doença transmitida pelo contato
PUBLICIDADE

Muitas doenças são transmitidas pelo contato com a pessoa doente ou com suas secreções. Os tipos de transmissão por contato podem ser diretos ou indiretos:

  • Contato direto: é a transmissão que ocorre com o contato da superfície corporal de uma pessoa infectada. Ela acontece de pessoa para pessoa e não envolve nenhum objeto intermediário. O contato direto pode ser, portanto, por toque, beijo ou relação sexual.

  • Contato indireto: essa transmissão consiste na transferência do micro-organismo causador da doença via algum objeto que foi contaminado pelo doente. Esses objetos que são capazes de transportar o agente causador de doença de um indivíduo para outro são chamados de fômites.

A seguir, listamos cinco doenças que são transmitidas por contato:


1. Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e pode ser infecciosa, alérgica ou irritativa. O tipo mais comum é a conjuntivite viral, que apresenta fácil contágio. Ela é transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada ou ainda pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal, como colírios e produtos de beleza. Para a prevenção desse tipo de conjuntivite contagiosa, recomenda-se lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar grande aglomeração de pessoas.


2. Sarna ou escabiose

A sarna, ou escabiose, é uma doença de pele que provoca muita coceira e é causada por um ácaro, o Sarcoptes scabiei var. Hominis. Sua transmissão ocorre pelo contato cutâneo prolongado com o indivíduo infectado, por exemplo, durante o ato sexual, ou ainda por fômites, como as roupas de cama e toalhas. Nesse caso, recomenda-se evitar contato com pessoas doentes e com seus objetos de uso pessoal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


3. Pediculose

A pediculose nada mais é do que a infestação por piolho e caracteriza-se pela coceira na região do couro cabeludo por causa da reação do organismo à alimentação do piolho. A transmissão ocorre pelo contato direto, com a proximidade com a cabeça de outra pessoa contaminada, ou ainda pela utilização de objetos pessoais, como pentes, bonés e capacetes. É importante destacar que o piolho não é capaz de voar, portanto, deve haver íntimo contato para que aconteça a transmissão.


4. Herpes simples

A infecção pelo herpes simples vírus está relacionada com surgimento de lesões na membrana, mucosa e pele ao redor da boca e da genitália. O vírus é transmitido por contato íntimo com o doente, a partir da musosa ou de lesão. A transmissão por fômites é rara.


5. Tinha do corpo

A tinha do corpo, ou tinea corporal, é uma micose que compromete a epiderme do rosto, do tronco e dos membros, causando o surgimento de lesões avermelhadas e descamativas que geralmente provocam coceira. Sua transmissão ocorre pelo contato direto com animais e pessoas infectadas ou por meio de objetos pessoais contaminados.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Cinco doenças transmitidas por contato"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/cinco-doencas-transmitidas-por-contato.htm>. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

Lesões típicas do herpes-zóster
Doenças e patologias Herpes-zóster
Lesões típicas do herpes genital
Doenças e patologias Herpes genital
O <em>Pediculos humanos capitis</em> é o piolho encontrado na cabeça
Saúde na escola Pediculose do couro cabeludo
Micose: infecção fúngica bastante incômoda
Saúde e Bem-estar Micose
A conjuntivite se caracteriza por uma vermelhidão característica
Doenças e patologias Conjuntivite
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola