PUBLICIDADE
Muitas doenças são transmitidas pelo contato com a pessoa doente ou com suas secreções. Os tipos de transmissão por contato podem ser diretos ou indiretos:
-
Contato direto: é a transmissão que ocorre com o contato da superfície corporal de uma pessoa infectada. Ela acontece de pessoa para pessoa e não envolve nenhum objeto intermediário. O contato direto pode ser, portanto, por toque, beijo ou relação sexual.
-
Contato indireto: essa transmissão consiste na transferência do micro-organismo causador da doença via algum objeto que foi contaminado pelo doente. Esses objetos que são capazes de transportar o agente causador de doença de um indivíduo para outro são chamados de fômites.
Leia também: Doenças relacionadas com a água
Tópicos deste artigo
5 doenças que são transmitidas por contato
1. Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e pode ser infecciosa, alérgica ou irritativa. O tipo mais comum é a conjuntivite viral, que apresenta fácil contágio. Ela é transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada ou ainda pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal, como colírios e produtos de beleza.
Para a prevenção desse tipo de conjuntivite contagiosa, recomenda-se lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar grande aglomeração de pessoas.
2. Sarna ou escabiose
A sarna, ou escabiose, é uma doença de pele que provoca muita coceira e é causada por um ácaro, o Sarcoptes scabiei var. Hominis. Sua transmissão ocorre pelo contato cutâneo prolongado com o indivíduo infectado, por exemplo, durante o ato sexual, ou ainda por fômites, como as roupas de cama e toalhas. Nesse caso, recomenda-se evitar contato com pessoas doentes e com seus objetos de uso pessoal.
Leia também: Cinco doenças transmitidas pelo beijo
3. Pediculose
A pediculose nada mais é do que a infestação por piolho e caracteriza-se pela coceira na região do couro cabeludo por causa da reação do organismo à alimentação do piolho. A transmissão ocorre pelo contato direto, com a proximidade com a cabeça de outra pessoa contaminada, ou ainda pela utilização de objetos pessoais, como pentes, bonés e capacetes. É importante destacar que o piolho não é capaz de voar, portanto deve haver íntimo contato para que aconteça a transmissão.
4. Herpes simples
A infecção pelo herpes simples vírus está relacionada com surgimento de lesões na membrana, mucosa e pele ao redor da boca e da genitália. O vírus é transmitido por contato íntimo com o doente, a partir da musosa ou de lesão. A transmissão por fômites é rara.
Confira no nosso podcast: 5 vacinas que marcaram a história
5. Tinha do corpo
A tinha do corpo, ou tinea corporal, é uma micose que compromete a epiderme do rosto, do tronco e dos membros, causando o surgimento de lesões avermelhadas e descamativas que geralmente provocam coceira. Sua transmissão ocorre pelo contato direto com animais e pessoas infectadas ou por meio de objetos pessoais contaminados.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia