Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Riscos do consumo exagerado de refrigerante

Um dos riscos do consumo exagerado de refrigerante é a obesidade, que está relacionada com problemas graves de saúde, tais como câncer e diabetes.

O consumo exagerado de refrigerante pode levar ao ganho de peso
O consumo exagerado de refrigerante pode levar ao ganho de peso
Crédito da Imagem: shutterstok
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O refrigerante é uma bebida muito popular entre as pessoas, principalmente entre os jovens. Apesar de parecer inofensivo, o refrigerante, quando consumido em excesso, pode causar danos à saúde. Portanto, é fundamental não fazer uso exagerado desse produto.

Tópicos deste artigo


O que é refrigerante?

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), o refrigerante pode ser definido como uma bebida gaseificada, obtida pela dissolução, em água, de suco ou extrato natural, adicionada de açúcar ou edulcorantes (adoçantes). Ainda segundo a ABIR, o refrigerante deve ter, obrigatoriamente, água, suco ou extrato vegetal, açúcar ou edulcorantes e gás carbônico.

Leia também: História do refrigerante


Quais são os danos que os refrigerantes causam à saúde?

Como sabemos, o refrigerante é rico em açúcares, portanto apresenta um alto valor calórico. Além disso, ele apresenta acidulantes, conservantes e corantes artificiais. Em virtude dessas características, os refrigerantes estão associados a uma série de problemas de saúde.

Em decorrência da grande quantidade de açúcares, os refrigerantes estão relacionados com aumento de peso e com a obesidade. A obesidade, por sua vez, está relacionada com problemas graves de saúde, tais como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, estudos demonstram a relação entre consumo excessivo de refrigerante e elevação da pressão arterial, que é um fator de risco para doenças cardiovasculares e para acidente vascular encefálico, também chamado de derrame.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pesquisas sugerem ainda uma relação entre consumo de refrigerantes de cola e alterações dos ossos que levam à redução da massa óssea e ao aumento do risco de fraturas. Além disso, a presença de outras substâncias nos refrigerantes, como alguns corantes, podem desencadear processos alérgicos.


Importância da alimentação saudável

Vimos que os refrigerantes, principalmente por causa de seu alto valor calórico, podem influenciar negativamente a saúde das pessoas. Entretanto, ter uma alimentação saudável não significa apenas retirar o refrigerante da dieta, é necessário incluir nas refeições alimentos ricos em nutrientes e dosar aqueles que podem causar danos. Inserir verduras e legumes no cardápio e reduzir o consumo de sal e doces são atitudes simples que podem melhorar sua alimentação.

Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável traz vários benefícios para o nosso corpo e é essencial para se evitar uma série de problemas de saúde. Além disso, ficamos mais dispostos para as atividades do dia a dia e temos mais possibilidades de manter o peso.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Riscos do consumo exagerado de refrigerante"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/riscos-consumo-exagerado-refrigerantes.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante