Como controlar a ansiedade na hora das provas?

Saúde na escola

PUBLICIDADE

Muitas pessoas se perguntam como controlar a ansiedade na hora das provas. Essa é uma questão muito delicada, uma vez que esse sentimento pode causar um baixo rendimento durante os testes. Dizemos que a ansiedade é uma ocorrência comum no nosso dia a dia, entretanto, quando ela se torna desproporcional e interfere na nossa qualidade de vida, temos um quadro patológico, o qual requer cuidados. A psicoterapia é recomendada nesses casos.

Leia também: Quais os riscos que a ansiedade pode trazer para o aluno?

Como controlar a ansiedade na hora das provas?

Provas, de maneira geral, causam apreensão nos alunos. Algumas pessoas, no entanto, sentem um desconforto desproporcional ao realizá-las. Esse desconforto provoca baixo rendimento, desencadeando problemas como reprovações. Veja a seguir algumas dicas valiosas que podem te ajudar a controlar esse sentimento desagradável, que gera desconforto e tensão nos momentos de prova.

A ansiedade pode causar graves prejuízos para o indivíduo, sendo fundamental buscar tratamento nesses casos.
A ansiedade pode causar graves prejuízos para o indivíduo, sendo fundamental buscar tratamento nesses casos.
  • Prepare-se para a prova

Preparar-se para a prova é fundamental e, para isso, você deve estudar sempre com antecedência. Procure criar o hábito de estudar todos os dias, e não apenas no dia anterior ao exame. Utilize diferentes técnicas de estudo para melhorar seu aprendizado, como a elaboração de resumos, criação de mapas mentais e realização de exercícios.

  • Tenha hábitos de vida saudáveis

Realizar atividades físicas, alimentar-se bem e não fazer uso de substâncias como álcool e drogas são dicas importantes para se evitar crises de ansiedade. Sendo assim, adotar hábitos de vida saudáveis pode te ajudar no momento da prova.

Leia também: Benefícios do esporte para as crianças

  • Durma bem no dia anterior à prova

Dormir bem na noite que antecede a prova é algo que pode fazer grande diferença. É importante estar descansado e tranquilo na hora do exame, portanto nada de estudar durante a noite ou madrugada.

  • Antes da realização da prova, evite conversar com colegas sobre ela

A conversa antes da prova é praticamente inevitável, entretanto, se ela tratar de temas como a dificuldade do conteúdo estudado e a necessidade de tirar boas notas, a ansiedade pode ser aumentada. Assim sendo, evite que esses assuntos sejam abordados e tente relaxar nos momentos que antecedem o exame. Converse sobre temas que lhe dão prazer, como seus hobbies, acontecimentos divertidos do dia a dia, música e séries favoritas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Controle sua respiração

O controle da respiração pode ajudar muito as pessoas que sofrem com a ansiedade, portanto pratique diariamente exercícios que lhe ajudem nisso. A ioga, por exemplo, é recomendada para combater a ansiedade e pode ajudar você a conhecer melhor seu corpo e evitar crises. Nos momentos de avaliações, por exemplo, tente respirar profundamente. Uma técnica muito conhecida consiste em expirar usando o dobro do tempo que foi utilizado para inspirar. Isso quer dizer que, se sua inspiração demorar três segundos, a expiração deve demorar seis.

Meditação e ioga podem ajudar a melhorar a respiração e prevenir crises de ansiedade.
Meditação e ioga podem ajudar a melhorar a respiração e prevenir crises de ansiedade.
  • Beba água durante a prova

Um estudo realizado na Grã-Bretanha demonstrou que beber água durante uma avaliação pode aumentar as chances de tirar boas notas. Uma das explicações está no fato de que beber água durante a realização das provas alivia a ansiedade e, consequentemente, favorece o desempenho.

Leia também: Importância da hidratação na hora dos estudos

  • Não se prenda às questões que não sabe a resposta

Encontrou uma questão que não sabe a resposta? Não entre em pânico e siga respondendo àquelas que você conseguir. Depois de responder às questões que considerar mais fáceis, volte e analise as que considerou mais difíceis. Caso sinta necessidade, faça uma pausa, respire e tente respondê-las novamente.

  • Não preste atenção nos colegas

Mantenha o foco em sua prova e evite observar se os outros alunos terminaram ou não de respondê-la. Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo e nem sempre responder rapidamente à prova é sinal de sucesso.

  • Procure ajuda especializada

Caso você perceba que, mesmo utilizando diversas técnicas, a ansiedade ainda toma conta de você durante as provas, procure ajuda. A terapia é muito importante nos casos em que a ansiedade se torna patológica. Procure um psicólogo ou um médico psiquiatra e marque uma consulta.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Como controlar a ansiedade na hora das provas?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/como-controlar-a-ansiedade-na-hora-das-provas.htm. Acesso em 30 de setembro de 2020.