PUBLICIDADE
Muitas pessoas se perguntam como controlar a ansiedade na hora das provas. Essa é uma questão muito delicada, uma vez que esse sentimento pode causar um baixo rendimento durante os testes. Dizemos que a ansiedade é uma ocorrência comum no nosso dia a dia, entretanto, quando ela se torna desproporcional e interfere na nossa qualidade de vida, temos um quadro patológico, o qual requer cuidados. A psicoterapia é recomendada nesses casos.
Leia também: Quais os riscos que a ansiedade pode trazer para o aluno?
Tópicos deste artigo
Como controlar a ansiedade na hora das provas?
Provas, de maneira geral, causam apreensão nos alunos. Algumas pessoas, no entanto, sentem um desconforto desproporcional ao realizá-las. Esse desconforto provoca baixo rendimento, desencadeando problemas como reprovações. Veja a seguir algumas dicas valiosas que podem te ajudar a controlar esse sentimento desagradável, que gera desconforto e tensão nos momentos de prova.
-
Prepare-se para a prova
Preparar-se para a prova é fundamental e, para isso, você deve estudar sempre com antecedência. Procure criar o hábito de estudar todos os dias, e não apenas no dia anterior ao exame. Utilize diferentes técnicas de estudo para melhorar seu aprendizado, como a elaboração de resumos, criação de mapas mentais e realização de exercícios.
-
Tenha hábitos de vida saudáveis
Realizar atividades físicas, alimentar-se bem e não fazer uso de substâncias como álcool e drogas são dicas importantes para se evitar crises de ansiedade. Sendo assim, adotar hábitos de vida saudáveis pode te ajudar no momento da prova.
Leia também: Benefícios do esporte para as crianças
-
Durma bem no dia anterior à prova
Dormir bem na noite que antecede a prova é algo que pode fazer grande diferença. É importante estar descansado e tranquilo na hora do exame, portanto nada de estudar durante a noite ou madrugada.
-
Antes da realização da prova, evite conversar com colegas sobre ela
A conversa antes da prova é praticamente inevitável, entretanto, se ela tratar de temas como a dificuldade do conteúdo estudado e a necessidade de tirar boas notas, a ansiedade pode ser aumentada. Assim sendo, evite que esses assuntos sejam abordados e tente relaxar nos momentos que antecedem o exame. Converse sobre temas que lhe dão prazer, como seus hobbies, acontecimentos divertidos do dia a dia, música e séries favoritas.
-
Controle sua respiração
O controle da respiração pode ajudar muito as pessoas que sofrem com a ansiedade, portanto pratique diariamente exercícios que lhe ajudem nisso. A ioga, por exemplo, é recomendada para combater a ansiedade e pode ajudar você a conhecer melhor seu corpo e evitar crises. Nos momentos de avaliações, por exemplo, tente respirar profundamente. Uma técnica muito conhecida consiste em expirar usando o dobro do tempo que foi utilizado para inspirar. Isso quer dizer que, se sua inspiração demorar três segundos, a expiração deve demorar seis.
-
Beba água durante a prova
Um estudo realizado na Grã-Bretanha demonstrou que beber água durante uma avaliação pode aumentar as chances de tirar boas notas. Uma das explicações está no fato de que beber água durante a realização das provas alivia a ansiedade e, consequentemente, favorece o desempenho.
Leia também: Importância da hidratação na hora dos estudos
-
Não se prenda às questões que não sabe a resposta
Encontrou uma questão que não sabe a resposta? Não entre em pânico e siga respondendo àquelas que você conseguir. Depois de responder às questões que considerar mais fáceis, volte e analise as que considerou mais difíceis. Caso sinta necessidade, faça uma pausa, respire e tente respondê-las novamente.
-
Não preste atenção nos colegas
Mantenha o foco em sua prova e evite observar se os outros alunos terminaram ou não de respondê-la. Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo e nem sempre responder rapidamente à prova é sinal de sucesso.
-
Procure ajuda especializada
Caso você perceba que, mesmo utilizando diversas técnicas, a ansiedade ainda toma conta de você durante as provas, procure ajuda. A terapia é muito importante nos casos em que a ansiedade se torna patológica. Procure um psicólogo ou um médico psiquiatra e marque uma consulta.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia