Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Importância da vacinação

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença.

As vacinas são um meio de prevenção contra doenças infecciosas
As vacinas são um meio de prevenção contra doenças infecciosas
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Elas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada. Apesar de não causar a doença, as formas atenuadas e inativadas do antígeno são capazes de estimular nosso sistema imunológico.

Tópicos deste artigo


Como a vacina atua no nosso corpo?

Quando nos vacinamos, apresentamos ao nosso corpo um antígeno até então desconhecido. O corpo passa, com isso, a produzir anticorpos contra ele. Nesse primeiro momento, a produção de anticorpos é relativamente lenta. Além da produção de anticorpos, o organismo produz células de memória, ou seja, células que, ao serem expostas novamente ao mesmo antígeno, serão capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.

Em virtude da presença de células de memória, uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva. Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo a produzir substâncias de defesa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por que a vacinação é importante?

  • Redução dos números de casos de doenças infecciosas em toda a comunidade, uma vez que a transmissão é diminuída;

  • Diminuição do número de hospitalizações;

  • Redução de gastos com medicamentos;

  • Redução da mortandade;

  • Erradicação de doenças.


As vacinas realmente podem erradicar doenças?

Ao vacinar a população, diminuímos a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida.

Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo. Em nosso país, já ocorreu a erradicação da poliomielite e da varíola graças à utilização de vacinas. Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000 e da rubéola desde 2009. Outras doenças também tiveram seus casos reduzidos, como é o caso do tétano neonatal.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância da vacinação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-vacinacao.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


17 de outubro - Dia Nacional da Vacinação

Entenda as razões que levaram à criação do Dia Nacional da Vacinação, celebração realizada a cada 17 de outubro.
Datas Comemorativas - 2024

Antígeno, anticorpo e vacinação

Você sabe o que é antígeno, anticorpo e vacinação? Clique aqui e descubra o que significa cada um desses termos e a relação existente entre eles.
Biologia

História da vacina

Você conhece a história da vacina? Clique aqui e saiba mais sobre essa importante revolução na medicina. Neste texto falaremos quando a primeira vacina foi criada, quem foi responsável por essa criação e como foi o processo para o desenvolvimento da vacina. Esclareceremos também os componentes desse importante método preventivo.
Biologia

Influenza e a Vacinação da População Idosa

A importância das campanhas de vacinação contra a gripe destinadas aos idosos.
Biologia

Revolta da Vacina: o que foi, resumo, causas, consequências

Conheça os motivos que desencadearam o levante popular na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1904, conhecido como Revolta da Vacina.
História do Brasil

Soro e vacina

Você já se perguntou acerca da diferença entre soro e vacina? Descubra aqui o que difere esses dois agentes imunizadores.
Biologia

Vacina contra HPV

Clique aqui e entenda para que serve a vacina contra o HPV. Descubra quem pode tomá-la, quantas são as suas doses e quais são suas reações.
Saúde e Bem-estar

Vacina contra a gripe

Clique aqui e tire suas dúvidas a respeito da vacina contra a gripe. Neste texto explicaremos o que é essa vacina e a importância de vacinar-se anualmente.
Biologia

Vacina da dengue

Clique aqui e conheça a origem da vacina da dengue. Saiba para que ela serve, quem pode tomar e quais são suas contraindicações.
Biologia

Vacinas de DNA

Saiba no que consiste as vacinas de DNA e quais são suas vantagens e desvantagens.
Biologia